Pular para o conteúdo
Publieditorial

Cursos de engenharia: inovação deve ser um dos principais focos

De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), uma nova mudança das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia está prestes de ser implementada.  O regulatório está previsto para ser aprovado no mês que vem. E a inovação deverá ser um dos focos da Engenharia no Brasil. As diretrizes serão válidas em todos os […]
Arquivo -

De acordo com o Conselho Nacional de Educação (CNE), uma nova mudança das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia está prestes de ser implementada.  O regulatório está previsto para ser aprovado no mês que vem. E a inovação deverá ser um dos focos da Engenharia no .

As diretrizes serão válidas em todos os cursos de Engenharia com a finalidade de seguir um parâmetro para os currículos de cada uma das instituições de ensino. O objetivo é manter o compromisso dos cursos no processo da ampliação, atualização e modernização neste segmento. As antigas diretrizes vigentes foram criadas no ano de 2001, com pequenas atualizações posteriores.

Com a nova mudança, os cursos se tornarão mais dinâmicos e os estudantes terão acesso a conteúdo de design, de mercado e matérias que ajudarão na prática do exercício da profissão, além da ênfase em atividades de pesquisa e extensão. A discussão acontece no CNE há mais de um ano e envolveu pela primeira vez a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) e também instituições internacionais, como o Instituto de Tecnologia de Massaschusetts (MIT), localizado nos Estados Unidos.

Após aprovadas as Diretrizes serão encaminhadas para homologação do Ministério da Educação (MEC) e as instituições de ensino deverão ter um ano para adequar seus currículos.

 

O Engenheiro Civil e professor da Unijorge Rodolfo Araújo pontua que, na prática, o curso de engenharia civil da instituição já se fundamenta na inovação, na adequação às demandas do mercado de forma mais imediata possível. “Isso agrega valor e diferencia nosso aluno no mercado, gerando uma atratividade satisfatória e um diferencial importante”, destaca Araújo, acrescendo que muitos ex-alunos atuam em startups avaliadas nos EUA, como desenvolvedores de aplicativos, implementadores de coworking, com oferta de serviços até mesmo para multinacionais com prestação de consultoria no exterior.

Bolsas de estudo para Engenharia

Gostou das novidades que estão por vir para o curso de Engenharia? Por que, então, não realizar o sonho de cursar uma graduação nesta área? Contando com apoio do Educa Mais Brasil, é possível ainda ingressar em uma faculdade com bolsas de estudo de até 70% de desconto nas mensalidades. O site MIDIAMAX é parceiro do programa. Para conseguir esse benefício acesse http://www.educamaisbrasil.com.br/midiamax.

Vanessa Casaes – Ascom Educa Mais Brasil

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Galinha

Raptada em MS, galinha Bolsonara tem paradeiro revelado e tutor enfrenta ‘sequestradora’

Em menos de 20 dias, Dourados já recebeu mais 190 milímetros de chuva

chuva

Semana termina com tempestade e alerta de perigo em 65 cidades de MS

comércio

Vai curtir o feriado? Saiba o que abre e o fecha em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Morre em confronto homem que matou esposa com facada na nuca

Chuva ameniza e encenação da Paixão de Cristo reúne fiéis em Comunidade das Moreninhas

Com risco de desmoronamento, PRF interdita BR-267 entre Jardim e Porto Murtinho

Homem persegue ex-namorada e ameaça postar fotos nuas dela nas redes sociais

Últimas Notícias

Cotidiano

UFGD abre 167 vagas em cursos de graduação exclusivas para pessoas com 60 anos ou mais

As inscrições para o processo seletivo Vestibular 60+ devem ser feitas até o dia 16 de maio

Famosos

BBB 25: Enquete revela eliminação no último Paredão antes da final; veja

Vitória Strada, Renata e João Pedro disputam o último Paredão do BBB 25 antes da grande final; Guilherme é o primeiro finalista do programa

Cotidiano

Com 241 milímetros em 24 horas, chuva alaga ruas e casas em Campo Grande

Moradores registraram 20 centímetros de água dentro das casas

MidiaMAIS

Dançando contra o feminicídio: espetáculo gratuito ocorre no Sesc e homenageia vítima Magó

Caso da Maria Glória Poltronieri, a Magó, chocou o Brasil, em 2020, e irmã decidiu homenageá-la