MS é vice-líder no ranking nacional de suicídios de jovens

Preocupados com os altos índices de suicídios cometidos no Estado, o deputado Professor Rinaldo (PSDB), líder do Governo e a deputada Mara Caseiro (PSDB), autora da Lei que instituiu a campanha Setembro Amarelo, em parceria com a Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a Juventude, propuseram a audiência pública ‘Setembro Amarelo: Unidos na prevenção ao suicídio'. O evento foi realizado nesta terça-feira (26/9), na Assembleia Legislativa.

Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio e a cada três segundos uma pessoa tenta tirar a própria vida, aponta ainda que nove em cada dez casos poderiam ser evitados. O diagnóstico é fundamental e o apoio da família ajuda no tratamento, o suicídio é considerado problema de saúde pública, porém ainda é tema tabu para muitas famílias, a prevenção é a principal forma para evitar.

Mato Grosso do Sul é vice-líder no ranking nacional de suicídios de jovens, com idades entre 15 e 29 anos. De cada dez pessoas que cometeram suicídio no Estado, quatro são jovens. Já em , de acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau), nos três primeiros meses deste ano foram registradas 220 tentativas de suicídio, sendo 163 mulheres e 57 homens, dos quais 126 eram jovens e 11 adolescentes.

O gestor do Centro de Apoio Biopsicossocial do Corpo de Bombeiros Militar, Capelão Edilson dos Reis, falou da sua experiência, “temos visto que infelizmente o jovem de hoje não sabe lidar com frustrações, a falta de limites também é um fator que influencia. O núcleo familiar está adoecido, quando falamos de suicídio, nós estamos nos referindo a falta de qualidade nas relações interpessoais. Quem está sofrendo precisa falar sobre o assunto, compartilhar o que sente, não quer ser ignorado e julgado, quer apenas poder falar”, revelou. O capelão Reis também é coordenador do curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, único curso do gênero no país.

O médico psiquiatra, Marcos Estevão dos Santos Moura, trouxe alguns esclarecimentos. “É muito difícil de determinar o que leva uma pessoa a tirar a sua própria vida. Não se pode comparar o sentir de uma pessoa com o de outra. Contudo sabemos que alguns fatores contribuem para o suicídio, como a vulnerabilidade genética e a estrutura familiar. Ao realizar o ato, ele não quer morrer, ele quer é a acabar com seu sofrimento. Suicídio é a morte da saúde mental e todos nós temos que compartilhar a responsabilidade na busca de soluções”, advertiu o psiquiatra. O psiquiatra enfatizou ainda que as principais causas de suicídio são: depressão, dependência química, transtorno de personalidade, bipolaridade e esquizofrenia.

Para a deputada Mara Caseiro, “o tema tem afligido e muito a nossa sociedade. Não é possível vermos diariamente pessoas ceifando suas vidas e não fazermos nada. Como nós podemos agir e salvar essas vidas? Não queremos falar só em números, queremos falar em causas e também buscar alternativas para ajudar. Nosso objetivo é a prevenção”, pontuou.

O deputado Professor Rinaldo destacou que “é importante termos mais conhecimento de como agir para evitar o suicídio, de entender os sinais que as pessoas dão e poder ajudá-las. Na audiência debatemos diversos tópicos importantes, vimos que o suicídio não é um caso isolado, ouvimos orientações, falamos da importância das instituições que servem de amparo a essas pessoas, recebemos reclamações da falta de capacitação de profissionais, que muitas vezes não recebem essas pessoas com carinho e respeito. Saímos com a certeza de que muito ainda precisa ser feito, mas falar do assunto, quebrar tabus e aprender a ajudar, é o mais importante do debate”.  

SERVIÇO

Onde buscar ajuda – Nas escolas clínicas de psicologia, nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), nas Unidades de Pronto Atendimento, nos telefones 3383-4112 e 3383-4113 do Grupo Amor à Vida (GAV), 193 do Corpo de Bombeiros e 190 da Polícia Militar.

Capacitação – O curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul é oferecido gratuitamente, as turmas são anuais com início em março e término em novembro. Maiores informações através do e-mail prevencaodosuicid[email protected]