Pular para o conteúdo
Transparência

Vencidos: Vistoria revela que Dourados perdeu quase meio milhão em insumos de saúde

Materiais odontológicos, de coleta de preventivo e sangue, seringas e agulhas estão entre os itens
Da Redação -
Insumos vencidos que poderiam ser utilizados para atendimentos serão descartados. (Foto: Divulgação/PMD)

O município de perdeu R$ 445.960,87 em insumos médicos que seriam destinados às unidades básicas de saúde, revelou uma vistoria realizada no almoxarifado da SEMS (Secretaria Municipal de Saúde). Na lista de materiais vencidos que serão descartados estão: materiais odontológicos, para coleta de preventivo e de sangue, seringas e agulhas.

Conforme anunciado pela Prefeitura, a maior parte dos materiais está encaixotada e nem foi aberta. Entre potes para coleta de urina e fezes, o descarte chega a 75 mil unidades, e outros 500 quilos de para a realização de raio-x também estão vencidos e serão descartados.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Na visão do secretário Municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, todo o desperdício poderia ter sido evitado com planejamento, organização e controle da gestão anterior. “Para fazer qualquer tipo de compra de insumo, é preciso um planejamento adequado do que será consumido em determinado período. Isso é o mínimo a ser feito. Outra questão é que o almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde precisa trabalhar em parceria com o almoxarifado da Funsaud, que administra o e a UPA. Isso não acontecia, mas desde 1º de janeiro, isso mudou”, disse ele.

Na lista de dezenas de materiais que terão que ser descartados, estão ainda escovas cervicais para coleta de preventivo, scalps para coleta de sangue, materiais para tratamento de canal e restauração dentária, materiais para sutura em caso de cortes, cateter para sonda nasogástrica para alimentar pacientes acamados, conjuntos de nebulização (inalação), aventais e registros de gás.

Ainda segundo o secretário, alguns dos itens vencidos estão em falta nos postos de saúde, e parte deles já foi adquirida. Neste mês, conforme ele, ocorrerá um processo de licitação para aquisição de insumos, porém, devido a questões burocráticas, o processo todo levará até 100 dias. Somente após esse período, se não houver intercorrências, a lista de itens em falta estará regularizada.

Uma das formas que poderiam evitar o desperdício, ainda de acordo com o secretário, seria a troca ou doação dos insumos para a Funsaud, a fim de atender a UPA e o Hospital da Vida. Contudo, o atual almoxarifado da Fundação está com uma situação ainda mais crítica quanto à falta de materiais. “Lá, temos mais de 40 itens de medicamentos em falta e mais de 150 itens de insumos hospitalares indisponíveis”, alertou o secretário Márcio Figueiredo. A Secretaria de Saúde também está em processo de licitação para a compra de produtos em falta na Funsaud.

(Por Marcus Moura)

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados