Pular para o conteúdo
Transparência

TJMS empossa novo presidente, vice e corregedor-geral em cerimônia nesta sexta-feira

Os magistrados foram escolhidos em eleição realizada no dia 18 de dezembro para nova administração do TJMS
Mariane Chianezi -
Desembargadores farão parte da diretoria do TJMS. (Reprodução, TJMS)

O (Tribunal de Justiça de ) realizará nesta sexta-feira (31) sessão solene de posse da nova administração da Corte sul-mato-grossense, no plenário do Tribunal Pleno. A cerimônia acontecerá às 17h.

Os desembargadores Dorival Renato Pavan, Fernando Mauro Moreira Marinho e Ruy Celso Barbosa Florence assumem os cargos de Presidente, Vice-presidente e Corregedor-Geral de Justiça, respectivamente.

Os magistrados foram escolhidos em pleito no dia 18 de dezembro de 2024 devido à nova eleição porque dois dos três desembargadores eleitos anteriormente para a próxima gestão foram afastados por decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em investigação sobre venda de sentenças.

Conforme divulgado pelo TJMS, os novos integrantes da administração 2025/2026 foram escolhidos durante a sessão do Tribunal Pleno realizada em 18 de dezembro de 2024.

Para aqueles que desejam acompanhar a solenidade de forma não presencial, a posse será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TJMS no YouTube.

A corte divulgou a trajetória dos magistrados.

Novo Presidente

Des. Dorival Renato Pavan – Natural de Mandaguari (PR), ingressou na magistratura em maio de 1985. Em outubro do mesmo ano foi promovido para Ribas do Rio Pardo. Tornou-se juiz de segunda entrância com a promoção, em fevereiro de 1988, para a 3ª Vara Cível da comarca de Corumbá.

Em dezembro de 1991 uma nova promoção o levou para a entrância especial e passou a judicar na 3ª Vara Criminal de Campo Grande. Em fevereiro do ano seguinte foi removido para a 5ª Vara Cível da mesma comarca.

Em julho de 2008 foi promovido para o cargo de desembargador. Foi designado em fevereiro de 2021, para exercer a função de diretor-geral da Escola Judicial de MS (Ejud-MS). Atuou como Vice-Presidente do Tribunal de Justiça no biênio 2023/2024.

Novo Vice-Presidente

Des. Fernando Mauro Moreira Marinho – Nascido em Belo Horizonte (MG), ingressou na magistratura de MS em setembro de 1980. Em dezembro de 1982 uma promoção tornou-o juiz de segunda entrância, levando-o para judicar em Amambai. Em outubro de 1984 foi removido para a 1ª Vara da comarca de .

Uma nova promoção, em setembro de 1988, levou-o para judicar na Capital como juiz de entrância especial. Em Campo Grande foi removido para a 1ª Vara Cível, para a 2ª Vara Criminal e para a Vara de Sucessões. Em setembro de 2008 foi promovido para o cargo de desembargador. Exerceu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2023/2024.

Corregedor-Geral de Justiça

Des. Ruy Celso Barbosa Florence – Natural de Aguaí (SP), ingressou na magistratura estadual em 1986 na comarca de Bonito. Foi promovido, por merecimento, para a 1ª Vara Cível e Criminal da comarca de Paranaíba (segunda entrância) em 1988.

Em 1990 foi removido, a pedido, para a 1ª Vara Cível da comarca de . Em 1996 foi promovido, por merecimento, para a 4ª Vara de Família de Campo Grande (entrância especial). Em 2007, foi removido, por permuta, para a Vara de Execução Fiscal Estadual de Campo Grande.

Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul nos biênios 2001/2002 e 2009/2010.

Mestre e doutor em Direito das Relações Sociais, foi juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul em 2011, até tomar posse como Desembargador no dia 18 de maio daquele ano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Menina de 6 anos foi transferida em UTI aérea para Santa Casa de Campo Grande após acidente na BR-262

Confira a escala médica de unidades de saúde nesta segunda-feira

sol e chuva

Com calorão de volta, MS terá chance de chuva e máxima de 34°C nesta segunda-feira

Homem é preso por agredir esposa na frente dos filhos durante festa junina em Dourados

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Falha na rodovia teria causado acidente entre ônibus e carreta com duas mortes na BR-262

Últimas Notícias

Polícia

Durante festa de aniversário, capataz é ferido com 3 tiros na nuca por peão de fazenda em MS

Peão fugiu em seguida em uma motocicleta

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 1 recebem parcela de junho nesta segunda-feira

Em Mato Grosso do Sul, cerca de 201.654 mil famílias recebem o benefício

Política

CPI ouve ‘ex-chefão’ do Consórcio Guaicurus nesta segunda-feira

João Resende ficou 12 anos a frente do Consórcio Guaicurus

Emprego e Concurso

Semana começa com 1,7 mil vagas na Funsat

O recrutamento abrange 141 profissões, em 189 empresas