Pular para o conteúdo
Transparência

Servidores do Detran-MS denunciam manobra para deixar vistorias nas mãos de particulares

Órgão dá mais um passo para entregar serviço a empresas credenciadas
Gabriel Maymone -
Sem agendamento, pátio de vistoria do Detran-MS fica vazio. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

O fim do agendamento on-line para vistorias na sede do (Departamento Estadual de Trânsito) é visto por servidores como mais um passo para ‘entregar de bandeja’ o serviço para empresas credenciadas.

‘Longe’ da alçada do Detran-MS, falhas no serviço prestado por credenciadas são alvo de denúncias feitas desde 2015 pelo Jornal Midiamax. Inclusive, uma delas resultou no descredenciamento, a mando da Justiça, da vistoriadora Focar Vistoria Veicular Eireli-ME (CNPJ 20.847.353/0001-39), que tinha como sócio oculto o ex-diretor do Detran-MS, Nelson Gonçalves Lemes.

Um servidor que preferiu não se identificar diz que a intenção do Detran-MS é clara: “Se existe o serviço e eles não divulgam, deixa claro que a intenção é direcionar o serviço para as terceirizadas”, comentou.

À reportagem, o Detran-MS confirmou, oficialmente, o fim do agendamento on-line e justificou: “O número reduzido de servidores para realizar essa operação e a duração de cada vistoria, que pode levar de 40 minutos a 1h30, inviabilizou a manutenção desse agendamento no site”, pontuou a assessoria em nota.

Detran-MS ‘joga culpa’ em proprietários

Oficialmente, o Detran-MS alega que a decisão também foi motivada pelo “mau uso das agendas”, jogando a ‘culpa’ do fim do agendamento on-line sobre os proprietários. “Outro ponto que motivou a retirada dos agendamentos foi a identificação do mau uso das agendas, com agendamentos genéricos que eram usados como forma de guardar lugar na fila, e muitas vezes nem compareciam”.

Outro servidor ouvido pela reportagem rebateu: “Não faz sentido. Se faz agendamento é justamente para não congestionar”.

Com a mudança, agora, ao tentar agendar uma vistoria pelo sistema de serviços do Detran-MS, o usuário é ‘lançado’ automaticamente para a página com a lista das empresas credenciadas para fazer a vistoria.

Detran-MS diz que faz vistorias espontâneas, mas esconde informação

Para o usuário que tenta agendar a vistoria no Detran-MS, o sistema redireciona automaticamente para a lista de vistoriadoras credenciadas, induzindo o proprietário a marcar com alguma terceirizada.

Nenhum aviso de que é possível comparecer pessoalmente para realizar a vistoria é exibido. Dessa forma, vários leitores relataram à reportagem que acreditaram que o Detran-MS tivesse encerrado as vistorias na sede. “Se tem vistoria, por que não divulga nos serviços do Detran?”, questionou um leitor.

Questionado pela reportagem sobre o número de vistoriadores que fazem o serviço na sede, o Detran-MS afirma que são três, sendo um deles PcD, responsável pela parte administrativa.

Assim, em trecho da nota enviada ao Jornal Midiamax, o Detran-MS diz que “demandas espontâneas são atendidas normalmente. Em 2024 foram realizadas só na sede 2.134 vistorias, e de janeiro até agora (25/03) foram realizadas 429”.

Posteriormente, a reportagem questionou a assessoria se esses números são de antes do fim do agendamento on-line das vistorias. No entanto, não obteve resposta.

Pátio de vistoria vazio é usado como garagem para viaturas e depósito

Antigo pátio de vistoria é usado como garagem para viaturas. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)

A reportagem foi até o bloco 22A, pátio de vistorias da sede do Detran-MS, na manhã do dia 25 de março, e flagrou o espaço vazio, sem a realização de vistoria.

Indícios de que o pátio não está sendo utilizado são as viaturas do Detran-MS estacionadas nas baias onde os veículos realizariam vistorias.

Também foram flagrados caminhões e diversos sacos no local, que também é aproveitado como depósito.

No entanto, conforme apurado pela reportagem, as vistorias foram realocadas para o bloco 22C, bem menor, visto que a demanda caiu drasticamente.

Porém, no 22C também é visível que não estão sendo realizadas vistorias.

Em 2018, Justiça proibiu novos credenciamentos de vistoriadoras após flagras de fraudes

Veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho. (reprodução)

Em setembro de 2018, anos após denúncias de fraudes realizadas pela Focar nas vistorias, o juiz David Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos atendeu a pedido do Ministério Público e proibiu o Detran-MS de entregar para empresas privadas a vistoria, o registro, emplacamento, lacre e licenciamento de veículos.

A Ação Civil Pública, proposta pelo promotor Marcos Alex Vera de Oliveira, citou reportagem veiculada pelo Midiamax como prova do ‘perigo de dano’ que manter a atuação das vistoriadoras credenciadas, mesmo após inúmeras denúncias, representa para a população. A reportagem flagrou, em vídeo, um veículo com motor fundido e sem bateria sendo aprovado pela empresa Focar, mesmo tendo chegado à vistoriadora na carroceria de um guincho.

Na época, reportagem do Jornal Midiamax publicou inúmeras denúncias. Em um dos casos, um automóvel reprovado por vistoriadores no pátio do Detran-MS foi aprovado por uma vistoriadora credenciada pouco tempo depois. Segundo o contribuinte, assim que deixou o Detran-MS com o veículo reprovado por ausência de equipamentos obrigatórios e película nos vidros fora dos padrões, ele levou o automóvel para a Dekra, que fez ‘vista grossa’ para as irregularidades e lançou a vistoria como aprovada. Nenhum dos itens reprovados foi sequer cobrado.

Em 3 semanas de investigação, a reportagem do Jornal Midiamax ouviu de despachantes, vendedores e proprietários de automóveis relatos sobre como continua possível ‘dar um jeitinho’ na hora de passar pela inspeção veicular em .

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bolsonaro

Bolsonaro diz que Pix é criação própria e se coloca para negociar com Trump

Estágio

IEL abre 284 vagas para estágio em Mato Grosso do Sul

BR-163

ANTT autoriza novo trecho e duplicação da BR-163 em Campo Grande será de 8,1 km

‘Vampetaço’: ensaio nu de Vampeta salvou cinema de quase 100 anos; entenda a origem do meme

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

mpms

Com 88 sigilos, MPMS gastou mais de R$ 369 mil em diárias durante junho

mpt

MPT cassa aposentadoria de ex-procurador do trabalho de MS por casos de assédio

Carga de cigarros contrabandeados avaliada em R$ 500 mil é apreendida em Campo Grande

Últimas Notícias

Política

Ao lado de Nelsinho e Tereza, Marcos Pontes e mais integram comissão aos EUA

Viagem foi definida como CTEUA (Comissão Temporária Externa para interlocução sobre as relações econômicas bilaterais com os EUA)

Cotidiano

Empresa paulista vai restaurar 466 hectares de mata nativa em MS

A Cesp (Companhia Energética de São Paulo) anunciou que irá plantar 767 mil mudas em Anaurilândia e Bataguassu

Polícia

Detalhe revela que marido de Vanessa estava com celular e notebook não encontrados pela polícia

Acusação vai pedir para que João responda por fraude processual por sumir com eletrônicos após matar e atear fogo na esposa e na filha

Polícia

Paraguai expulsa brasileiro procurado por homicídio doloso e tráfico de drogas

Criminoso foi capturado em Pedro Juan Caballero