Pular para o conteúdo
Transparência

Sem ponte de concreto, estrutura de madeira sobre o Rio Anhanduí passará por reformas

A reforma da ponte visa garantir a segurança da estrutura durante o transporte de equipamentos de grande porte
Lethycia Anjos -
Ponte de madeira (Imagem ilustrativa, arquivo)

Essencial para o transporte da produção agrícola de — que soma quase 90 mil hectares de lavouras de e — a ponte de madeira sobre o Rio Anhanduí, localizada na estrada vicinal CG-284, na zona rural da Capital, passará por reformas estruturais. O acesso à ponte se dá pela BR-267, km 191.

A medida foi oficializada por meio de Termo de Cooperação Mútua entre a Prefeitura de Campo Grande, com interveniência da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), e a empresa Fótons de São Jorge Energias Renováveis S.A. O acordo está publicado na edição desta terça-feira (8) do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

O termo de cooperação estabelece que a empresa irá realizar a manutenção da ponte. No entanto, sem repasse de recursos públicos, conforme previsto no plano de trabalho e cronograma físico anexados ao processo. A reforma visa garantir a segurança da estrutura durante o transporte de equipamentos de grande porte vinculados às atividades da empresa.

Além disso, a vigência do termo tem início no quinto dia útil após a publicação e permanece válida até à execução dos serviços. O acordo está assinado pela prefeita Adriane Lopes (PP), pelo secretário da Sisep, Marcelo Miglioli, e pelos representantes da empresa Thiago Rezende e Tauries Nakazawa.

Pontes de concreto

A ponte da CG-284 sobre o Rio Anhanduí já esteve entre as estruturas previstas para substituição por concreto. Em 2020, o Governo do Estado e prefeituras da região anunciaram planos para construir três pontes de concreto entre Campo Grande e Nova Alvorada do Sul — incluindo uma na CG-284. Em 2021, a prefeitura lançou uma licitação para a construção de uma ponte de concreto armado de 78 metros de extensão e 6 metros de largura nesse mesmo trecho.

Na ocasião, a Prefeitura de Campo Grande havia anunciado a construção de seis pontes de concreto na zona rural. Cinco delas na região do Distrito de Anhanduí. O investimento total previa R$ 6,6 milhões para duas pontes nas estradas CG-284 e CG-342, com recursos do Governo do Estado. Além disso, haveria mais R$ 3,3 milhões para uma ponte na CG-342, com recursos do município.

Na época, o então secretário Rudi Fiorese detalhou a construção de três pontes sobre afluentes do Rio Anhanduí na CG-284. O trecho, de estrada vicinal, se estendia por 37 quilômetros até a divisa com e Nova Alvorada do Sul. Também estavam previstas pontes na CG-342 – Córrego Liso; na CG-112-Córrego Engano; e por fim, no Córrego Lageado.

Fiorese justificou que a substituição das antigas pontes de madeira por estruturas de concreto era urgente. Segundo ele, o crescimento do cultivo de grãos em áreas antes destinadas à pecuária torna a mudança necessária. Com o aumento da movimentação de carretas que transportam insumos e grãos, as pontes de madeira — com capacidade de até 15 toneladas — estavam sendo insuficientes. As estruturas de concreto, por sua vez, suportam até 45 toneladas por eixo e oferecem maior segurança e durabilidade.

CG-342

Ainda em 2020, a prefeitura entregou a ponte de 44 metros sobre o Rio Anhanduí, no ramal da CG-342. O local, abrange uma estrada vicinal com 70 km de extensão que começa no núcleo urbano de Anhanduí, às margens da e atravessa a região que concentra a maior produção agrícola da Capital com 12 mil hectares plantados de soja. A ponte, que liga Campo Grande a Nova Alvorada do Sul, substituiu a antiga, destruída numa ação de vândalos.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

“O mundo ainda não está preparado para viver sem o petróleo”, diz Lula

santa casa

Homem é ferido a tiros na MS-441 por desconhecido escondido em milharal

Palmeiras vence Al Ahly no Mundial em jogo interrompido por risco de tempestade

Mais de 80% do modelo de arma usado por criança que matou a mãe está nas mãos de civis em MS

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

secretários israel

Secretários de MS embarcam nesta quinta-feira da Jordânia em voo de volta ao Brasil

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

VÍDEO: Motociclista é socorrido desacordado após furar preferencial e bater em ônibus no Tiradentes

Últimas Notícias

Cotidiano

Missa de Corpus Christi reúne milhares de fiéis católicos na Praça do Rádio Clube

Após a missa, fiéis seguem em procissão pelas ruas onde foram confeccionados os tapetes litúrgicos, juntamente com o Arcebispo Dom Dimas Barbosa, que conduzirá o 'Santíssimo Sacramento'

Cotidiano

Mulher é conduzida para delegacia após ocupação em área particular no Jardim Centenário

As famílias chegaram ao local às 07h

Cotidiano

Banho de São João deve reunir 15 mil pessoas por noite em Corumbá

Programação do arraial une devoção, celebração, muita música e tradições na cidade pantaneira

Política

Quer participar? Confira como dar sua opinião sobre os ônibus na CPI do Consórcio Guaicurus

Usuários poderão dar a opinião sobre o serviço de transporte coletivo na CPI promovida pela Câmara de Vereadores de Campo Grande