Pular para o conteúdo
Transparência

Prefeitura entra na mira de promotor para resolver irregularidades na saúde básica de Rio Negro

Após cobranças da fiscalização, administração deu início a várias medidas para resolver desde problemas estruturais até a falta de informatização em distribuição de medicamentos
Vinicios Araujo -
rio negro
Prefeitura de Rio Negro (Divulgação, PMRN)

O Ministério Público de instaurou procedimento administrativo para acompanhar a correção de falhas estruturais e operacionais nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) de .

A medida foi publicada no Diário Oficial do MP sob o Edital nº 0042/2025 e assinada pelo promotor Jean Carlos Piloneto.

Segundo o documento, uma vistoria in loco constatou uma série de irregularidades, como falta de , problemas em equipamentos médicos, ausência de conforto térmico, falhas no controle informatizado de medicamentos e ausência de materiais de emergência.

Entre as medidas cobradas pela Promotoria, estão:

• Acessibilidade nos prédios e banheiros da USF Rural e UBS José de Souza Brandão;
• Troca de equipamentos defeituosos como balança infantil e aparelho de pressão;
• Conserto e disponibilização de autoclave;
• Instalação de consultório odontológico e aquisição de materiais de emergência;
• Atendimento a demandas da equipe de psicologia, formalizadas em ofício.

A Secretaria Municipal de Saúde tem o prazo de 10 dias úteis para informar ao MP se as providências foram tomadas. O não cumprimento pode acarretar novas medidas por parte do órgão ministerial.

O que a prefeitura afirmou?

No mês de março, em resposta ao Ofício nº 135/2025, referente à Notícia de Fato nº 01.2024.00010388-4 que originou o Procedimento Administrativo, a Prefeitura de comunicou à promotoria que a regularização da acessibilidade nas unidades de saúde demandaria a elaboração de projeto de engenharia específico, em razão da complexidade e do custo envolvido.

Após a conclusão do projeto, será formalizada solicitação de parceria com o Governo do Estado para viabilização dos recursos necessários. Ressalta-se que a UBS José de Souza Brandão encontra-se em processo de liberação de verbas para reforma geral.

Já em relação às medidas de conforto térmico, a UBS José de Souza Brandão será contemplada com as melhorias previstas na reforma. Nas demais unidades, a administração municipal está viabilizando a instalação de ventiladores e/ou aparelhos de ar-condicionado.

Outro ponto crítico respondido trata do controle informatizado dos medicamentos. Segundo a pasta o sistema estaria em fase de licitação, por meio do Programa Ambulatorial, assim como os materiais solicitados pela equipe de psicologia das unidades.

Outras demandas existentes teriam sido executadas após as cobranças da promotoria.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: incêndio criminoso destrói playground de praça no São Conrado

VÍDEO: ponto de mototáxi pega fogo na Avenida Duque de Caxias

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

Últimas Notícias

Brasil

Itamaraty reforça alerta para que brasileiros não viajem a Israel

A embaixada brasileira em Tel Aviv emitiu a orientação no início de outubro de 2023

Polícia

Motociclista é preso com 5,7 quilos de cocaína em tanque de veículo na BR-262

Agentes notaram que um homem empurrava a motocicleta no acostamento da rodovia

Esportes

Flamengo supera gols perdidos, bate o Espérance com futebol bonito e assume liderança do grupo

time de Filipe Luís não mudou em relação àquele que os brasileiros já conhecem

Brasil

Prazo para pagar taxa do Enem 2025 é prorrogado até 27 de junho

A inscrição é confirmada após o pagamento