Pular para o conteúdo
Transparência

Em crise financeira, Prefeitura de Caarapó convoca audiência pública sobre finanças

Encontro tratará do cumprimento das metas fiscais do ano de 2024
Da Redação -
Prefeitura de Caarapó proibiu o uso de fogos de artifício no município (PMC, Divulgação)
Prefeitura de Caarapó convoca população para audiência pública. (PMC, Divulgação)

Após anunciar um déficit de R$ 35 milhões em dívidas deixadas pela gestão anterior, cortar salários e criar uma comissão para enfrentar a crise financeira nas contas públicas, a prefeita de , Professora Lurdes (PL), convocou uma audiência pública para tratar do cumprimento das metas fiscais do município.

Conforme publicação no Diário da Assomasul (Associação dos Municípios de ), a prestação de contas acontecerá no dia 30 de janeiro, às 9h30, no auditório da Câmara Municipal.

Na semana passada, a prefeitura lançou um pacote de medidas para conter a crise financeira no município. A decisão foi tomada com base em pendências financeiras de gestões anteriores, incluindo dívidas com bancos, com a Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores) e com o PREVCAARAPÓ (Instituto de Previdência Social dos Municipais de Caarapó). “É a inadimplência de fornecedores que afeta diretamente a continuidade e a qualidade dos serviços prestados à população”, afirmou a prefeita.

Relembre

Além dos cortes salariais, ficam suspensos também o pagamento de adicionais e auxílios (exceto os obrigatórios por lei), gratificações (exceto as legais para funções de chefia, direção e assessoramento), indenizações e diárias (exceto em casos de urgência), e horas extras (exceto para serviços essenciais).
A Secretaria Municipal de Finanças e deverá apresentar, no prazo de 120 dias, um relatório detalhado sobre a folha de pagamento, apontando irregularidades e propondo soluções.

Pente-fino nos contratos

No mesmo prazo, será realizada uma avaliação para verificar a regularidade jurídica, financeira e técnica dos contratos, com a possibilidade de reequilíbrio econômico-financeiro e identificação de contratos não prioritários.

Obras suspensas

As obras públicas custeadas com recursos próprios ou com contrapartidas municipais ficam suspensas por 60 dias, exceto as essenciais e inadiáveis, mediante justificativa.

Pagamento a fornecedores

Os pagamentos a fornecedores de bens e serviços serão suspensos por 60 dias, exceto para serviços essenciais como saúde, educação e limpeza pública. Os contratos administrativos serão analisados para identificar excessos ou cláusulas prejudiciais ao equilíbrio financeiro, a fim de realizar ajustes ou alterações necessárias.

Atendimento ao público

O atendimento ao público será suspenso nas repartições a partir de segunda-feira (13) até 31 de janeiro de 2025, com a manutenção do expediente interno. Os serviços públicos essenciais não serão interrompidos e continuarão sendo executados conforme as atribuições de cada secretaria ou órgão.

Ainda conforme o decreto, a medida visa programar e planejar ações para a nova administração pública municipal em 2025, além de estabelecer diretrizes e metas para setores importantes como tributação, contabilidade, licitações, recursos humanos, entre outros.

Criação da Comissão Especial

A medida anunciada também prevê a criação de uma comissão para realizar o levantamento das dívidas e restos a pagar, analisar a regularidade de notas fiscais e serviços prestados, e emitir parecer sobre a viabilidade do pagamento dos valores apresentados à nova gestão.

A Comissão será composta por quatro membros das secretarias municipais de Governo e Administração, Finanças e Arrecadação, da Procuradoria Jurídica e da Controladoria Interna.

Durante esse período, qualquer pagamento relacionado a notas fiscais emitidas antes de 31 de dezembro de 2024 deverá ser aprovado pela Comissão, que também deverá verificar a regularidade de empenhos, a validade das notas fiscais, a conformidade com os contratos e a ausência de irregularidades que possam comprometer o pagamento.

Ao final do prazo, a Comissão deverá apresentar um relatório detalhado, com recomendações para o pagamento ou não das dívidas e medidas corretivas para evitar problemas nas gestões futuras.

(Por Marcus Moura)

✅ Siga o @midiamax no Instagram

Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰

🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!

🔔 Clique aqui para seguir e não perder nada!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Precisa de médico? Confira a escala nas UPAs e nos CRSs de Campo Grande

Rússia, China e Europa intensificam mobilização por fim da guerra

EUA e Irã negociam trégua; Trump decide sobre ataques em 2 semanas

Campo Grande amanhece sob neblina e com frio nesta sexta-feira

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

Corpus Christi: 35 mil fiéis celebram a data com fé e emoção em Campo Grande

Paulista, Mônica saiu de casa para conhecer Bonito, mas acabou se encantando mesmo é por ‘árvore de pássaros’

Últimas Notícias

Brasil

Novo projeto sobre 8/1 reduz penas de ‘exilados’ que atacaram poderes

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro calcula que há aproximadamente 500 brasileiros nessa situação

Política

Seminários, reuniões, sessões e arraiá movimentam agenda dos deputados de MS

A festa junina da Casa de Leis acontece dia 27 de junho, a partir das 18h

Cotidiano

Bolsa Família: beneficiários com NIS final 4 recebem parcela de junho nesta sexta-feira

Em Mato Grosso do Sul, mais de 201 mil famílias recebem o Bolsa Família

Polícia

VÍDEO: Tiroteio termina com um jovem baleado no Aero Rancho, em Campo Grande

Policial civil testemunhou troca de tiros e atirou contra carro de suspeitos