Pular para o conteúdo
Transparência

Alvo de nova operação, ex-chefe de licitação vai ao STJ para se livrar de tornozeleira

Pedido pode beneficiar demais acusados de corrupção com Claudinho Serra, em Sidrolândia
Gabriel Maymone -
prefeitura de sidrolandia tromper claudinho serra
Prefeitura de Sidrolândia. (Arquivo, Jornal Midiamax)

Alvo de busca e apreensão na 4ª fase da Operação Tromper, no início do mês, o ex-chefe de licitações de , Marcus Vinicius Rossettini de Andrade Costa, tenta recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para se livrar da tornozeleira.

Ele e outros 22 são réus por desvios milionários em Sidrolândia. Conforme apurado pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), Claudinho Serra () seria o ‘chefe’ da , enquanto exercia cargo de secretário de Fazenda, durante a gestão da sogra, a ex-prefeita Vanda Camilo.

Todos foram presos em abril do ano passado, mas soltos depois, mediante uso da tornozeleira e cumprimento de medidas cautelares como recolhimento domiciliar noturno.

No início do mês, Serra, seu assessor Carmo Name Júnior e o empreiteiro Cleiton Nonato Correia foram presos novamente e continuam atrás das grades.

Assim, Marcus e outros acusados tentam desde o início do ano se livrar do monitoramento eletrônico. No dia 11 de junho, 2ª Câmara Criminal do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou HC e manteve a tornozeleira.

Agora, a defesa do acusado entrou com recurso no TJMS, pedindo para subir o caso a . O processo tramita na vice-presidência da Justiça Estadual, para exame de admissibilidade, ou seja, analisar se o caso atende aos requisitos para seguir para a instância superior.

No pedido, o time de advogados de Rossettini alega ‘constrangimento ilegal’ pelo excesso de prazo, já que afirmam que o investigado está há mais de um ano com tornozeleira.

Leia também – Alvo de nova operação, elo de esquemas de corrupção foi chefe de licitação do governo Reinaldo

Claudinho Serra, assessor e empreiteiro foram presos por ‘lavagem’ e organização criminosa

claudinho serra
Claudinho Serra saiu do prédio em viatura descaracterizada. (Helder Carvalho e Arquivo, Jornal Midiamax)

Claudinho Serra (PSDB), seu assessor Carmo Name Júnior e o empreiteiro Cleiton Nonato Correia foram presos na quinta-feira (5 de junho) sob acusação de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Além deles, também se encontra preso o empresário Ueverton Macedo da Silva, o Frescura, que, inclusive, foi condenado a três anos de prisão por obstrução de Justiça, já que escondeu seu celular do Gaeco. O aparelho nunca foi apreendido e atrapalhou as investigações.

Claudinho Serra comandou esquema de corrupção

O parlamentar é, também, ex-secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica de Sidrolândia e está implicado nas investigações da 3ª fase da Operação Tromper, deflagrada pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), com apoio do Gaeco.

Claudinho Serra e outros 22 viraram réus, em 19 de abril, após o juiz da Vara Criminal da comarca de Sidrolândia, Fernando Moreira Freitas da Silva, aceitar a denúncia apresentada pelo MPMS.

Assim, investigações do Gecoc e delação premiada do ex-servidor Tiago Basso da Silva apontam supostas fraudes em diferentes setores da Prefeitura de Sidrolândia, como no Cemitério Municipal, na Fundação Indígenaabastecimento da frota de veículos e repasses para Serra feitos por empresáriosOs valores variaram de 10% a 30% do valor do contrato, a depender do tipo de “mesada”. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Operação Tromper e fraudes em Sidrolândia

O esquema de corrupção sobre licitações da Prefeitura de Sidrolândia envolve empresários da cidade que fraudavam documentos das empresas concorrentes, para garantir que seriam as contratadas. Mesmo assim, sem estrutura, essas empresas terceirizavam os serviços pelos quais receberam milhões de reais do dinheiro público.

Conforme a peça que embasou a operação, o esquema de corrupção teria se iniciado em 2017. Desta forma, os empresários aproveitavam os CNPJs para participar das licitações, mesmo sem qualquer tipo de experiência, estrutura ou capacidade para executarem os serviços ou fornecimento nos contratos firmados.

Sabe de algo que o público precisa saber? Fala pro Midiamax!

Se você está por dentro de alguma informação que acha importante o público saber, fale com jornalistas do Jornal Midiamax!

E pode ficar tranquilo, porque nós garantimos total sigilo da fonte, conforme a Constituição Brasileira.

Fala Povo: O leitor pode falar direto no WhatsApp do Jornal Midiamax pelo número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Se preferir, você também pode falar com o Jornal direto no Messenger do Facebook.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional