A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou o aviso de lançamento da concorrência eletrônica para a implantação de revestimento primário na rodovia MS-454, no trecho que liga ao Forte Coimbra, em Corumbá. Esta é a segunda fase da obra com custo previsto de R$ 40,5 milhões.
Com a pavimentação, o acesso à região do Pantanal será fortalecido para o desenvolvimento do turismo ecológico e a logística do agronegócio, pois a MS-454 é considerada uma via estratégica para escoamento de produtos.
Ainda sem estar completamente pavimentada, o acesso ao Forte Coimbra tem restrições em períodos de chuvas intensas, o que impacta diretamente a economia local.
Conforme o secretário de Infraestrutura, Guilherme Alcântara de Carvalho, as restrições em tempos de chuvas intensas impactam na economia local. “Com a pavimentação desse novo trecho, vamos garantir mais segurança e fluidez ao tráfego de insumos, turistas e moradores, além de reduzir custos com conservação”, afirmou.
Primeira e segunda etapa
O primeiro trecho da obra tem extensão de 26,5 km e foi iniciada em dezembro de 2022, sendo que já alcançou 97,5% de execução, segundo balanço recente da Agesul.
O valor estimado desta segunda etapa é de R$ 40.511.234,58, em regime de empreitada por preço unitário.
Propostas
As propostas poderão ser apresentadas até as 8h30 do dia 15 de julho de 2025 (horário de Brasília), exclusivamente pelo portal da Agesul (https://www.agesul.ms.gov.br) ou pelo Comprasnet (https://www.gov.br/pncp/pt-br), em conformidade com a Lei federal nº 14.133/2021. A expectativa da secretaria é assinar o contrato ainda no segundo semestre, iniciando imediatamente os estudos geotécnicos e ambientais necessários ao licenciamento.
💬 Receba notícias antes de todo mundo
Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.
***