Pular para o conteúdo
Transparência

Vereadores dizem que lei que autorizou construção de prédio em área que seria praça levou menos de 1 hora

Juiz suspendeu construção de condomínio alegando que município ignorou moradores
Gabriel Maymone -
Construção de apartamentos foi questionada por moradores no loteamento Costa Verde (Montagem: Valesca Consolaro/Jornal Midiamax e reprodução)

Um dos argumentos utilizados pelos vereadores André Luís Soares da Fonseca (PRD), Marcos Tabosa (PP) e Luiza Ribeiro (PT) para rebater o município de e manter decisão judicial que suspendeu construção de condomínio do Minha Casa, Minha Vida em área pública que seria uma praça no Loteamento Costa Verde – região do bairro Estrela do Sul – é de que todo o trâmite legislativo que aprovou a alienação das áreas durou menos de 1 hora.

Em processo legislativo eivado de série vícios, cujo trâmite não levou mais que 1 (uma) hora, foram publicadas as Leis Municipais nº 6.815/2022 e 7.022/2023, autorizativas da alienação ilícita do bem e, consecutivamente a publicação do Edital de Chamamento Público nº 2 de 19/01/2024, para seleção de empresa do ramo de construção civil para elaboração de projeto e execução da obra de edificação”, argumentou nos autos do processo, em que pede a manutenção de decisão que suspendeu a construção.

No mês passado, a Justiça mandou o município de Campo Grande suspender chamamento público para selecionar empresa de engenharia para construir 128 apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, no loteamento.

A decisão é referente a ação popular que alegou a falta de debate público para que a prefeitura realizasse a desafetação da área para destinar a moradias populares.

Conforme a decisão liminar do juiz Marcelo Ivo de Oliveira, a Constituição Federal dispõe que as políticas urbanas devem ser desenvolvidas mediante gestão democrática, com participação da população, o que não ocorreu, já que o município teria ignorado a realização de audiência pública.

Município ignorou moradores

Área no Costa Verde deve receber apartamentos populares (Reprodução)
Área no Costa Verde deve receber apartamentos populares (Reprodução)

Ainda segundo o juiz, o município não se explicou no decorrer do processo sobre os motivos para não ter realizado a audiência pública para elaboração de estudo de impacto de vizinhança.

Em abril, moradores foram à Câmara Municipal com cartazes para expressar a insatisfação, alegando falta de transparência no repasse do espaço para a iniciativa privada, que teria sido feito com a aprovação dos vereadores.

Rogério Romero, de 37 anos, morador do bairro, criticou a falta de transparência no processo. “A própria população, há mais de 20 anos, limpou o terreno e fez várias vaquinhas para a máquina. Nós construímos um campo de futebol, plantamos mais de 100 mudas nativas e a prefeitura arrancou todas. Nunca atendeu nossos inúmeros pedidos para limpar a área e estruturá-la. Defendemos que essa área seja preservada como pública, não apenas como uma praça, mas hoje nós temos necessidade de uma Emei e estruturas de saúde, pois não há outro equipamento no bairro para atender às nossas necessidades”.

Por fim, o município recorreu da decisão, pontuando que a necessidade de estudo de impacto de vizinhança se dá somente no decorrer do processo de licenciamento ambiental. “Dessa forma, é inquestionável que a população residente no Loteamento Costa Verde deva participar do processo de decisão relativo à destinação do Lote 1 da Quadra 7 daquele loteamento. No entanto, a lei somente exige a realização da audiência pública antes da emissão das licenças ambiental e urbanística, o que ainda não ocorreu”, argumentou.

Ainda não houve julgamento do recurso.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave