Suspeita de esquema milionário com cartão de abastecimento é alvo de investigação da Dracco em MS

Escândalo do cartão em Nova Alvorada do Sul está nas mãos do MPMS há mais de um ano

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
dracco nova alvorada do sul cartão taurus denúncia
(Foto: Divulgação/Dracco)

Suspeita de esquema milionário que envolve cartão de abastecimento de combustível em Nova Alvorada do Sul, interior de Mato Grosso do Sul, é alvo de investigação da Dracco (Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). A denúncia também é apurada pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

A investigação foi instaurada no Ministério em 2023. Mais de um ano após a instauração do inquérito, a Dracco solicitou as informações apuradas pelo órgão. Em ofício de 24 de setembro deste ano, o delegado Thiago de Lucena e Silva pediu cópias dos documentos.

Ao delegado, o promotor Maurício Cabral pontuou que o acesso é público. “Informação de que o procedimento é público, com orientação sucinta para acesso à sua integralidade por meio do sítio eletrônico do MPMS”, disse em 18 de novembro.

Denúncia

O Ministério instaurou inquérito em 19 de julho de 2023. A investigação visa apurar “eventuais irregularidades em pagamentos utilizando-se o cartão do sistema Taurus Card e, consequentemente, malversação de recursos públicos”.

Para isso, prevê coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e outras diligências necessárias. Posteriormente, poderá ser feito Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta ou abertura de ação judicial.

Conforme a denúncia, a frota é composta por 130 veículos e as irregularidades teriam custado cerca de R$ 5 milhões apenas com combustíveis.

O denunciante pediu anonimato ao MPMS e informou que o esquema é baseado em emissão de notas frias. “Abastecem políticos, secretários e alto escalão próximo ao chefe do Executivo”, apontou a denúncia.

Ao Jornal Midiamax, a empresa responsável pelo cartão de meio de pagamento informou que repassou todas as informações necessárias para a polícia, para auxiliar nas investigações. Ainda, que está à disposição da Justiça e dos controles de fiscalização.

Por fim, a administradora do cartão ainda esclareceu que não tem envolvimento com o caso e que auxilia a Dracco com as informações solicitadas. Também foi acionado o prefeito do município, José Paulo Paleari (PP), que até a publicação desta matéria não se posicionou. Contudo, o espaço segue aberto para esclarecimentos e manifestação das partes.

*Matéria editada às 10h30 em 28/11/2024 para acréscimo de posicionamento

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

família terras fazenda mt