Suspeita de esquema milionário com cartão de abastecimento é alvo de investigação da Dracco em MS
Escândalo do cartão em Nova Alvorada do Sul está nas mãos do MPMS há mais de um ano
Dândara Genelhú –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Suspeita de esquema milionário que envolve cartão de abastecimento de combustível em Nova Alvorada do Sul, interior de Mato Grosso do Sul, é alvo de investigação da Dracco (Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado). A denúncia também é apurada pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
A investigação foi instaurada no Ministério em 2023. Mais de um ano após a instauração do inquérito, a Dracco solicitou as informações apuradas pelo órgão. Em ofício de 24 de setembro deste ano, o delegado Thiago de Lucena e Silva pediu cópias dos documentos.
Ao delegado, o promotor Maurício Cabral pontuou que o acesso é público. “Informação de que o procedimento é público, com orientação sucinta para acesso à sua integralidade por meio do sítio eletrônico do MPMS”, disse em 18 de novembro.
Denúncia
O Ministério instaurou inquérito em 19 de julho de 2023. A investigação visa apurar “eventuais irregularidades em pagamentos utilizando-se o cartão do sistema Taurus Card e, consequentemente, malversação de recursos públicos”.
Para isso, prevê coleta de informações, depoimentos, certidões, perícias e outras diligências necessárias. Posteriormente, poderá ser feito Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta ou abertura de ação judicial.
Conforme a denúncia, a frota é composta por 130 veículos e as irregularidades teriam custado cerca de R$ 5 milhões apenas com combustíveis.
O denunciante pediu anonimato ao MPMS e informou que o esquema é baseado em emissão de notas frias. “Abastecem políticos, secretários e alto escalão próximo ao chefe do Executivo”, apontou a denúncia.
Ao Jornal Midiamax, a empresa responsável pelo cartão de meio de pagamento informou que repassou todas as informações necessárias para a polícia, para auxiliar nas investigações. Ainda, que está à disposição da Justiça e dos controles de fiscalização.
Por fim, a administradora do cartão ainda esclareceu que não tem envolvimento com o caso e que auxilia a Dracco com as informações solicitadas. Também foi acionado o prefeito do município, José Paulo Paleari (PP), que até a publicação desta matéria não se posicionou. Contudo, o espaço segue aberto para esclarecimentos e manifestação das partes.
*Matéria editada às 10h30 em 28/11/2024 para acréscimo de posicionamento
Notícias mais lidas agora
- ‘Parte de mim também morreu’: A 5 dias de júri por morte de Sophia, pai fala sobre a dor da ausência da menina
- Justiça marca audiência em ação que aponta fraude em contratação 3 vezes mais cara feita por Reinaldo
- Operação mira grupo liderado por ‘Sapo’, um dia após transferência para Presídio Federal de MS
- Mulher é detida após perturbar idoso de 90 anos por dívida de R$ 20 de programa sexual em MS
Últimas Notícias
Yuri Alberto decide em virada sobre o Criciúma, vira artilheiro e coloca Corinthians no G-8
Yuri Alberto se tornou o artilheiro do Brasileirão na noite deste sábado, ao marcar dois gols que ajudaram o Corinthians a vencer o Criciúma por 4 a 2 no Heriberto Hülse, em jogo da 36ª rodada do Brasileirão. O time alvinegro terminou o primeiro tempo perdendo por 2 a 0, mas mostrou poder de reação…
Vasco evita derrota para o Atlético-GO, mas agrava crise no Brasileirão
O filme de terror do torcedor vascaíno no Brasileirão parece não ter fim. Neste sábado, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time carioca recebeu o lanterna e já rebaixado Atlético-GO em São Januário, e escapou de derrota nos acréscimos, ao empatar por 2 a 2, agravando a crise recente que vive o clube. Com…
Quem está falando a verdade? Esfaqueamento em Campo Grande tem duas versões bem diferentes
Caso aconteceu em Campo Grande na noite deste sábado (30)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.