Pular para o conteúdo
Transparência

Presidente do Incra em MS é reconduzido ao cargo após decisão no TRF3

O chefe do instituto estava afastado depois de ignorar risco de rompimento de barragem
Mariane Chianezi -
Presidente do Incra em MS, Paulo Roberto da Silva, foi reconduzido ao cargo | (Divulgação, Incra/MS)

Após ter sido afastado de cargo por decisão judicial anterior, o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Paulo Roberto da Silva, foi reconduzido ao cargo após nova determinação. A decisão do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) decidiu pela recondução do servidor.

A decisão da recondução foi publicada nesta terça-feira (1) no DOU (Diário Oficial da União). Anteriormente, uma liminar (decisão provisória), laudo da PMA (Polícia Militar Ambiental) constatou processo erosivo (desmoronamento) em três barragens localizadas no Assentamento II, o que poderia causar o rompimento. O dano se agravou devido ao uso de jet skis, que provocam ondas.

Na decisão de afastar o presidente do órgão por 24h, o juiz ressaltou os perigos da omissão neste caso: “Já que, passados mais de quatro anos, não desativaram as barragens, tampouco deram destinação correta ao empreendimento, tudo com altíssimos riscos de danos ambientais de grande monta e também com riscos às vidas humanas”.

Ele havia sido afastado do cargo em 16 de setembro. Confira o que diz a publicação da recondução publicada nesta terça-feira (1) na íntegra:

O PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA – INCRA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 22 do Decreto nº 11.232, de 10 de outubro de 2022, combinado com o art. 104, do Regimento Interno da Autarquia, aprovado pela Portaria/INCRA/P/Nº 2.541, de 28 de dezembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União do dia 30 de dezembro de 2022, bem como no uso da competência que lhe foi subdelegada pela Portaria/MAPA/n.º 509, de 08 de novembro de 2022, publicada no Diário Oficial da União do dia 09 seguinte; e

Considerando o que consta nos autos do Processo Administrativo nº 54000.105988/2024-15;

Considerando a decisão judicial exarada pela Desembargadora Federal relatora do Agravo de Instrumento nº 5025615-42.2024.4.03.0000, em curso na 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região – TRF3; resolve:

Art. 1º RECONDUZIR, o servidor PAULO ROBERTO DA SILVA, CPF ***.054.261-**, para exercer o Cargo Comissionado Executivo, de Superintendente Regional, Código CCE-1.13, da Superintendência Regional de Mato Grosso do Sul – SR(MS), do Quadro de Pessoal deste Instituto.

Art. 2º Art. Tornar sem efeito a decisão expedida na Portaria nº 650, de 13 de setembro de 2024, publicada no Diário Oficial da União do dia 16 de setembro de 2024.

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alckmin vai liderar grupo com empresários contra tarifa de Trump

Motociclista sofre traumatismo craniano ao bater em saveiro na cidade de Três Lagoas

Colisão entre motocicletas deixa idoso gravemente ferido em Dourados

Adolescente de 14 anos agride primo com porrete cravejado de pregos em Bataguassu

Notícias mais lidas agora

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

Hospital identificou negligência 2 dias antes de bebê estuprada pelo pai morrer em MS

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

MS tem um dos maiores percentuais de diabéticos no país

Com investimento de 142 milhões, Brasil voltará a fabricar insulina 100% nacional

Últimas Notícias

Esportes

Equador arranca empate com Uruguai na abertura da Copa América

Resultado deixa equipes na liderança do Grupo A da competição

Polícia

Homem é preso arremessando drogas e celulares em presídio de Campo Grande

Suspeito disse que receberia R$ 500 pelo 'serviço'

Polícia

Ao ajudar oficial de Justiça, Polícia Militar encontra mais de 600kg de droga no Jardim Tarumã

Os policiais foram prestar apoio em uma reintegração de posse de um imóvel, mas a ação acabou em tráfico

Conteúdo de Marca

Os 10 jogos mais vendidos do Nintendo Switch na história

ocê sabe quais são os jogos mais vendidos do Nintendo Switch?