Prefeito de Ivinhema é investigado por suspeita de usar eventos para se autopromover
Inquérito foi instaurado para apurar atos de improbidade
Renata Portela –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta semana, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou dois inquéritos que apuram a conduta do prefeito Juliano Ferro (PSDB), de Ivinhema, cidade distante 292 quilômetros de Campo Grande. Uma das apurações é a autopromoção do chefe do Executivo durante eventos da cidade.
Conforme o inquérito, denúncia foi feita para a 1ª Promotoria de Ivinhema, relatando que em todos os eventos realizados pela Prefeitura de Ivinhema, com dinheiro público, houve exposição “excessiva e pessoalizada do prefeito”.
Ainda segundo o MPMS, o ato vai contra o artigo 37 da Carta Magna, que diz: “A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos”.
Isso, porque conforme o inquérito a participação de Ferro nos eventos festivos e comemorativos foi ‘muito além’, “ocasiões em que agiu o gestor como se fosse ‘parte do show’, aproveitando-se do ato para subir ao palco ladear celebridades, cantar, dançar e interagir de várias maneiras com artistas e público, com o nítido propósito de promover inequívoco enaltecimento do agente público e personalização de atos”, diz a peça.
Também de acordo com o MPMS, houve maior repercussão porque o prefeito divulga os vídeos das participações nos eventos nas redes sociais. O fato está em investigação, bem como supostas ilegalidades nos processos de inexigibilidade de licitação para contratação de artistas pelo Município de Ivinhema/MS nos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024.
Por isso, foi oficiada a Secretaria de Finanças para encaminhar a relação dos valores desembolsados pelo município para as festas de peão de 2021, 2022, 2023 e 2024.
O Midiamax acionou o prefeito Juliano Ferro, mas até o momento não houve retorno. Como a reportagem se baseia em documento público e oficial, está assim passível de atualização para acréscimo de posicionamento.
Notícias mais lidas agora
- Dono de mercado preso por expor à venda carne com casulos de larvas é solto com fiança de R$ 5 mil
- Discussão com ônibus lotado motivou esfaqueamento na Coronel Antonino
- Prefeita de Campo Grande aponta falta de estudos e pede suspensão de reajuste do próprio salário
- ‘Maior sauna do Brasil’: moradores de Porto Murtinho relatam como é viver na cidade mais quente do país
Últimas Notícias
Passageiro de van é preso com 30 quilos de maconha na MS-164
Durante a vistoria, um dos passageiros tentou fugir a pé
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT
Economia mundial está em expansão em ritmo moderado
Kauê defende três pênaltis, Corinthians supera o Ituano e encara o Vasco nas quartas da Copinha
Corinthians chegou a ficar em desvantagem
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.