Prefeito de Antônio João é investigado por promoção pessoal em evento da Prefeitura
Caso comprovado, o prefeito poderá enfrentar sanções que variam desde multas até a inelegibilidade
Beatriz Magalhães –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério Público Eleitoral instaurou um procedimento preparatório para investigar o prefeito de Antônio, João Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira (PSDB), conhecido como Marcelo Pé, por possível prática de conduta vedada em ano eleitoral. A investigação se refere a um evento público de comemoração da Páscoa, promovido pela Prefeitura de Antônio João, município 287 quilômetros distante de Campo Grande, com a participação ativa do prefeito.
De acordo com publicação em Diário Oficial, na edição desta segunda-feira (9), o Ministério Público recebeu informações de que o evento incluiu a distribuição de alimentos, ovos de Páscoa e brinquedos infantis, contando com ampla divulgação nas redes sociais, tanto nos perfis oficiais da Prefeitura quanto no perfil pessoal do prefeito. O MPMS está apurando se essa ação pode ter caracterizado promoção pessoal de Marcelo Pé, o que seria proibido em ano eleitoral.
O órgão ressalta que, até o momento, não foram apresentadas provas de que o evento de Páscoa fazia parte de um programa social instituído e oficial do município. A ausência dessa comprovação fortalece as suspeitas de que o ato possa ter visado a promoção pessoal do prefeito, o que configura uma infração à legislação eleitoral.
Com base nas denúncias, a instituição resolveu instaurar o presente Procedimento Preparatório Eleitoral, para apurar a possível prática de conduta vedada aos agentes públicos. O foco da investigação será determinar se a realização do evento, com a participação ativa do prefeito, violou as regras que proíbem o uso da máquina pública para promoção pessoal durante períodos eleitorais.
Caso fique comprovado que o prefeito utilizou o evento como forma de autopromoção, ele poderá enfrentar sanções que variam desde multas até a inelegibilidade para futuros pleitos, conforme prevê a legislação eleitoral.
Dentre as determinações do promotor eleitoral, Gabriel da Costa Rodrigues Alves, está a pesquisa junto ao portal de transparência do Município de Antônio João e diário oficial a fim de localizar processos de compras de ovos de páscoa, locação de brinquedos (infláveis, escorregador, touro mecânico, futebol de sabão, lembrancinhas, etc.).
A reportagem do Midiamax entrou em contato com o prefeito de Antônio João que, até o momento de publicação, não se manifestou sobre o caso.
Notícias mais lidas agora
- Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
- Casal é feito refém por mais de 8 horas e amarrado durante roubo em sítio de MS
- ‘Me desafiou’: Mãe que matou adolescente esfaqueado tem audiência marcada em Campo Grande
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
Últimas Notícias
Construir em Mato Grosso do Sul fica mais caro e chega a R$ 1,7 mil o m²
o ano, entre janeiro e setembro, o índice representa alta de 2,39%
Preso com mais de cinco quilos de skunk, traficante tem preventiva decretada em Campo Grande
Criminoso passou por audiência de custódia na manhã desta quarta-feira
Ela chegou! Com chuva, temperatura cai até 13°C em cidades de Mato Grosso do Sul
Previsão indica volume considerável de chuva em grandes partes do Estado
Vereador que não conseguiu reeleição morre três dias após eleições em MS
Parlamentar estava em seu segundo mandato e não havia conseguido a reeleição no último domingo (6)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.