Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS quer garantir ‘penduricalho’ de R$ 2,6 mil para membros que trabalharem em concursos

Alteração na Lei Orgânica quer conceder benefício para membros de comissão examinadora de certames
Thalya Godoy -
MPMS. (Leonardo de França, Jornal Midiamax)

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) protocolou na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) o Projeto de Lei Complementar Nº 006/2024 que visa conceder gratificação de R$ 2.647,85 mil para integrantes de comissão examinadora ou auxiliares em concurso público realizado pela instituição. A proposta também quer suspender uma gratificação de 20% para ocupantes de cargos de direção ou confiança. 

O texto altera a Lei Complementar Estadual nº 72, de 18 de janeiro de 1994, que trata da Lei Orgânica do Ministério. As despesas previstas na Lei Complementar devem correr por conta das dotações orçamentárias próprias da instituição.

Na justificativa do projeto, assinada pelo PGJ (Procurador-Geral de Justiça), Romão Avila Milhan Junior, a alteração proposta possibilitaria o pagamento do “penduricalho” aos integrantes da Magistratura e representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que integrarem a comissão examinadora do concurso público para ingresso no MPMS, conforme já previsto em legislação, “adequando-se, dessa forma, ao princípio da simetria constitucional, diante da equiparação com a carreira da Magistratura”.

Fim de indenização de 20% para cargos de direção

O projeto também visa revogar o artigo 135 da Lei Complementar que prevê uma  indenização de representação de 20% do valor do subsídio para os membros do MPMS que exercem cargo em direção ou de confiança junto à Administração Superior ou do quadro auxiliar.

É destacado que a mudança representará economia aos cofres públicos, mas não foram especificados os valores pagos no benefício. A Secretaria de Finanças do MPMS manifestou-se a favor da mudança sob a justificativa de redução de gastos. 

“De acordo com as informações obtidas junto ao Departamento de Pagamento de Pessoal da Secretaria de Gestão de Pessoas, atualmente, apenas um membro de Entrância Especial percebe a indenização correspondente a vinte por cento do respectivo subsídio com fulcro no art. 135 da LC n” 7211994. Dessa forma, a revogação do referido artigo resultará em redução de despesa”, diz o texto.

O Colégio dos Procuradores de Justiça também se manifestou favorável às alterações na Lei Orgânica, em reunião realizada em 2 de julho.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Celebração de Corpus Christi homenageia padre indiano que evangelizou por 36 anos em Campo Grande

VÍDEO: Conheça o porco que produz carne vermelha similar à de boi

Dom Dimas destaca Eucaristia como pão da vida e da esperança em homilia marcante no Corpus Christi

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Detran-MS

Ex-gerente do Detran-MS que ‘sumiu’ estava preso por caso de violência contra criança

VÍDEO: ‘Fim do pesadelo’, diz secretário de MS em viagem de volta ao Brasil

35 mil fiéis celebram Corpus Christi com fé e emoção em Campo Grande

Com aeronave, bombeiros resgatam idoso com problemas respiratórios no Pantanal

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo se entrega, vence o PSG no Mundial e coloca futebol sul-americano acima do europeu

Um time sul-americano não vencia uma equipe europeia em competições oficiais desde 2012

Cotidiano

Durante Corpus Christi, padre destaca criação da Pastoral das Favelas em Campo Grande

Pastoral de Favelas surgiu durante processo de redemocratização do Brasil

Esportes

Atlético de Madrid vence Seattle Sounders e vai decidir vaga no Mundial com o Botafogo

O resultado mantém o time espanhol vivo na briga por uma vaga

Trânsito

Motorista morto e passageira que ficou em estado grave na BR-463 são de Fortaleza

Mulher está internada em estado grave