MPMS investiga falta de vagas em escolas municipais de Corumbá
Número de crianças esperando por uma vaga mais que dobrou em dois anos
Beatriz Magalhães –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil público para investigar o porquê mais de 900 crianças estão na lista de espera por uma vaga na educação infantil, em creches e pré-escolas de Corumbá, município 427 quilômetros distante de Campo Grande.
De acordo com o promotor Luciano Bordignon Conte, a medida busca assegurar o cumprimento do PNE (Plano Nacional de Educação), que prevê a universalização da educação infantil e do ensino fundamental, além de garantir o direito constitucional de acesso à educação para todas as crianças.
O documento mostra que atualmente, o município enfrenta um déficit de vagas, com 721 crianças na lista de espera por vagas em creches e 182 crianças aguardando vagas em pré-escolas.
O inquérito foi instaurado após a verificação de que o município não tomou medidas concretas para ampliar a oferta de vagas, conforme planejado em procedimento administrativo instaurado há dois anos.
De acordo com os documentos recebidos pela promotoria, processos administrativos que visavam a ampliação de salas em centros de educação infantil, como o CEMEI Maria Benvinda Rabello e o CEMEI Inocência Cambará, além da construção de uma creche no bairro Padre Ernesto Sassida, estão atrasados ou aguardam liberação de recursos.
O promotor ressaltou que a execução das obras necessárias para ampliar as vagas não avançou conforme o planejado, resultando no aumento das filas de espera. Em 2022, havia 375 crianças esperando por uma vaga na educação infantil. Esse número mais que dobrou em 2024, com 721 crianças aguardando vagas em creches e 182 crianças em pré-escolas.
O Ministério Público solicita que o município de Corumbá apresente um cronograma de execução das medidas necessárias para ampliar a oferta de vagas e regularizar a situação até que todas as crianças sejam devidamente atendidas.
Notícias mais lidas agora
- Com 12 mulheres eleitas, mais que dobra número de prefeitas em Mato Grosso do Sul
- Lembra deles? De Trutis a Picarelli, confira políticos que não se elegeram vereadores em Campo Grande
- Justiça nega novo pedido de censura de Beto Pereira e confirma: denúncias do Detran-MS não são fake news
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Dr. Furlan é reeleito prefeito de Macapá no 1º turno
O atual prefeito Dr. Furlan (MDB) venceu a eleição em primeiro turno e se reelegeu para a prefeitura de Macapá, no Amapá. Com 69,38% das urnas apuradas, ele já podia ser considerado vencedor com 84,58% dos votos válidos. Em segundo lugar, Paulo Lemos (Psol), tinha 10,15% dos votos. Antônio Paulo de Oliveira Furlan nasceu em…
Tião Bocalom é reeleito no primeiro turno em Rio Branco
Reeleito em primeiro turno para a Prefeitura de Rio Branco
Em Curitiba, Eduardo Pimentel e Cristina Graeml disputam segundo turno
Eduardo Pimentel (PSD) e Cristina Graeml (PMB) vão disputar o segundo turno
Goiânia terá segundo turno com Fred Rodrigues e Sandro Mabel
Fred Rodrigues (PL) e Sandro Mabel (União) vão disputar o segundo turno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.