Pular para o conteúdo
Transparência

Lobista de advogado executado é um dos alvos de operação da PF que apura venda de sentenças

Crime ocorreu após decisão judicial sobre terras avaliadas em R$ 100 milhões
Gabriel Maymone -
Roberto Zampieri foi executado após atuar em caso de disputa de terras em MT (Reprodução)

Operação da PF (Polícia Federal) que afastou cinco desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de ) em investigação que apura venda de sentenças tem como um dos alvos o Anderson de Oliveira Gonçalves, que mora em Cuiabá.

Ele é apontado como o principal lobista do advogado Roberto Zampieri, executado com 10 tiros em frente ao próprio escritório, em dezembro de 2023.

Conforme informações, uma equipe da PF esteve no condomínio de luxo onde o advogado mora, em Cuiabá.

As investigações encontraram áudios de Anderson no celular de Zampieri. Nas gravações, constam que haveria cobranças de pagamentos em aberto ao advogado. Assim, um notebook foi levado pelos agentes.

Agente cumpre mandado no apartamento de Anderson, em Cuiabá (Divulgação, PF)

Briga por terras em MT

A investigação policial sobre a execução de Zampieri foi concluída em julho deste ano e resultou no indiciamento de um fazendeiro como o mandante do crime.

De acordo com o divulgado pela Polícia Civil do MT, o fazendeiro Aníbal Manoel Laurindo seria o mandante do crime. Isso porque a polícia conseguiu ligar Aníbal com um intermediário do crime, o coronel do Exército Luiz Cacadini e o vínculo do coronel com os atiradores, que haviam sido indiciados em fevereiro.

Conforme informado pelo delegado responsável pelo caso à imprensa local, Nilson Farias, a polícia constatou uma disputa de terras no município de Paranatinga, a 411 km de Cuiabá.

Assim, Aníbal teria perdido uma disputa judicial sobre terras avaliadas em R$ 100 milhões, o que motivou o crime. Além disso, o mandante desconfiaria de uma suposta aproximação de Zampieri com o desembargador do caso. E Zampieri atuou como advogado da parte contrária.

Leia mais – Confira a lista dos investigados da operação da PF que apura venda de sentenças no TJMS

STJ afasta cinco desembargadores e um conselheiro

No total, cinco desembargadores e um conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado) foram afastados e terão que usar tornozeleira eletrônica.

Foram afastados dos cargos: o presidente do TJ, Sérgio Fernandes Martins, os desembargadores Vladmir Abreu, Sideni Pimentel (eleito para comandar o TJ a partir de 2025), Alexandre Aguiar Bastos e Marcos José de Brito Rodrigues. Além deles, o conselheiro do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de MS), Osmar Jeronymo, também foi afastado do cargo.

Estão sendo cumpridos 44 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça em Campo Grande, , e Cuiabá/Mato Grosso.

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, são cerca de 40 equipes na operação, com investigação de parentes e assessores ligados aos investigados.

A ação teve o apoio da Receita Federal e é um desdobramento da operação ‘Mineração de Ouro’, deflagrada em 2021, na qual foram apreendidos materiais com indícios da prática dos referidos crimes.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
TikTok

TikTok enfrenta nova investigação de privacidade da UE sobre transferência de dados para China

MS não entra em ranking dos 10 estados que mais pedem pizza por aplicativo

Juiz dos EUA veta decreto de Trump sobre cidadania mesmo após decisão da Suprema Corte

Por que carros elétricos podem ser proibidos de andar aos domingos no Parque dos Poderes?

Notícias mais lidas agora

Após articulação às pressas, Câmara mantém presidência com Papy até 2028

Só prisão é capaz de ‘parar’ Claudinho Serra, dizem desembargadores ao negar HC

‘Coach’ acusou pai de assediar namoradas antes de matar idoso a facadas em Campo Grande 

câmara projetos salário

Doação de terrenos, vagas no SUS e ISS: vereadores aprovam 27 projetos antes do recesso

Últimas Notícias

Trânsito

Carro fica destruído ao bater em poste na BR-262 na região do Urucum

Apesar do grande estrago, o motorista não sofreu ferimentos graves

Polícia

Réu por assassinar a própria mãe com golpes de pá tem júri marcado em Campo Grande

O julgamento de Diego Pires está marcado para o dia 20 de agosto

Brasil

Lula: governo vai recorrer à OMC contra tarifas dos Estados Unidos

Presidente afirmou ainda que vai recorrer a OMC

Cotidiano

Atrativo de Bonito é liberado pelo Imasul 4 meses após suspensão por ataques de peixes

Atrativo chegou a ser fechado após inúmeros episódios de mordidas de peixe em humanos