Pular para o conteúdo
Transparência

Liberdade de ex-secretário de obras preso por corrupção será analisada na semana que vem

Desembargadores da 3ª Câmara Criminal marcaram sessão para julgar HC que pede liberdade de Isaac Cardoso Bisneto
Gabriel Maymone -
isaac corrupção secretário de obras
Isaac Cardoso Bisneto foi preso em 13 de agosto (Montagem: Nathália Alcântara, Jornal Midiamax / detalhe do ex-secretário Isaac, Reprodução redes sociais)

Está marcada para o dia 24 de outubro (quinta-feira da semana que vem) a sessão para analisar novo pedido de liberdade do ex-secretário de obras de , Isaac Cardoso Bisneto. Ele está preso desde o dia 13 de agosto, acusado de corrupção por fraude em licitações na prefeitura administrada por Henrique Budke (PSDB) – reeleito do município que fica a 31km de -.

O ex-secretário já teve o pedido liminar (provisório) negado e agora o HC (Habeas Corpus) será analisado pelos desembargadores da 3ª Câmara Criminal.

Conforme o pedido, o Benedicto Arthur de Figueiredo Neto argumenta que a prisão teve atuação direta do Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção), braço do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).

O mandado de prisão foi assinado pelo juiz Valter Tadeu Carvalho, de Terenos. Porém, o advogado alega que a resolução do TJMS determina que decisões devem ser apreciadas por uma das seis Varas Criminais de Campo Grande. Portanto, a prisão teria sido decretada por um juiz incompetente.

Ainda, o advogado aponta condições favoráveis de Isaac, bem como o fato dele ter sido exonerado do cargo dias antes da ação policial.

Por fim, pede que a prisão seja trocada por medidas cautelares.

Vale ressaltar que o ex-secretário teve dois pedidos negados já pela Justiça.

Juiz reforça gravidade dos crimes e mantém preso ex-secretário por corrupção na gestão do PSDB

Em pedido de liberdade feito na ação principal do processo, o juiz Valter Tadeu Carvalho negou pedido de liberdade feito pela defesa de Isaac, no início de setembro.

Assim, ao negar o pedido feito pela defesa de Isaac, o magistrado desconsiderou o fato de que Isaac pediu exoneração do cargo 11 dias antes da operação. “Necessária para garantir a ordem pública, eis que os fatos possuem gravidade em concreto que exacerbam a normalidade”, destacou na decisão.

Por fim, pontuou que Isaac deve permanecer preso, pois há risco de “reiteração delitiva (garantia da ordem pública) e alteração de provas (conveniência da instrução criminal)”, diz o juiz.

Exoneração dias antes de operação levantou suspeita de vazamento

“O que dá a entender? Que tinham informação privilegiada, sabiam que iam vir, por isso pediu exoneração”, dispara o vereador Clayton Cleone Melo Welter (PP) sobre saída do secretário de obras do município, Isaac Cardoso Bisneto. Segundo Caco, que é 1º secretário da Câmara, Isaac saiu dez dias antes da Operação Velatus, que revelou esquema de corrupção durante a gestão do PSDB em Terenos.

Consta no Diário Oficial do município, do dia 2 de agosto, exoneração a pedido do secretário. O prefeito Henrique Wancura Budke (PSDB) assinou a exoneração. O cargo do primeiro escalão da gestão tucana é uma nomeação política e considerado de confiança do prefeito.

Jornal Midiamax questionou o Gaeco sobre o possível vazamento de informações e se as denúncias seriam investigadas. Contudo, não houve retorno até a publicação desta matéria.

Promotor afirma que Isaac frequentou prefeitura para ajudar empreiteiro

Em 12 de agosto, Isaac foi acionado por um homem, que alegou falta de resposta de Katiane.

Em seguida, encaminhou três documentos: boletim de medição, resumo do empreendimento e relatório de execução de serviços. Para a promotoria, os documentos evidenciam que eles “trataram de assuntos relacionados à pasta da Secretaria de Obras do município de Terenos”.

(Foto: Reprodução MPMS)

Após, Isaac disse ainda que tentaria ir à ‘para falar’. As mensagens foram trocadas em 12 de agosto, um dia antes da operação.

Ou seja, Isaac pretendia visitar o Executivo em 13 de agosto — dia da operação e prisão dele. “A resposta de Isaac Cardoso Bisneto evidencia que o investigado permanecia atuando junto à Secretaria de Obras”, apontou a promotoria.

Além disso, a promotoria anexou trechos de conversas de Isaac com outro investigado na operação. Em conversa com Sansão Inácio, Isaac foi solicitado na secretaria para resolver questões da pasta.

Já em conversa com Katiane, “a servidora em questão solicita, em diferentes oportunidades, a assinatura e o comparecimento do investigado”, apontou a promotoria de Terenos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

ovo de pascoa

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Chuva não altera programação e católicos mantém celebrações da Sexta-feira Santa

Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas fiéis participaram de celebração, Via-Sacra e encenação da Paixão de Cristo

Brasil

CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Pela decisão, Buhatem fica em disponibilidade, afastado de suas funções

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued

Cotidiano

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Há pessoas desabrigadas pela água que invadiu as casas, além de quedas de árvores e queda de energia