Pular para o conteúdo
Transparência

Leis atualizam estatuto e o plano de cargos dos servidores da Assembleia Legislativa

Entre as mudanças, estão a inclusão de adicionais, alteração na licença-maternidade e a reformulação do quadro de pessoal
Mariane Chianezi -
alems apostas eleição
Assembleia Legislativa de MS. (Reprodução)

Foram publicadas em edição extra do DOE (Diário Oficial do Estado) e também no Diário Oficial da Assembleia Legislativa desta quarta-feira (17) duas normativas relativas à legislação de pessoal da Casa.

Conforme a publicação, as Leis 6.278/2024 e 6.279/2024, que dispõem, respectivamente, sobre o Estatuto e sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Servidores do Poder Legislativo. Entre as mudanças, estão a inclusão de adicionais, alteração na licença-maternidade e a reformulação do quadro de pessoal.

As revisões do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração e do Estatuto ocorrem após 12 anos de vigência das Leis 4.090 e 4.091, de 28 de setembro de 2011, que instituíram, respectivamente, as duas normativas. As propostas, que constam das leis, resultam do trabalho de comissão de servidores, que contou com a participação de representantes indicados pela entidade sindical dos colaboradores da Alems, o Sisalms.

Em se tratando do Estatuto, uma das mudanças é a inclusão do adicional de auxílio-saúde, que será concedido, mensalmente, a servidores ativos, inativos e pensionistas do Poder Legislativo. Também foram regulamentados os adicionais de produtividade dos servidores comissionados e o de dedicação exclusiva. Outra alteração diz respeito à atualização da licença-maternidade para 180 dias e não mais 120 dias, como era antes.

Em relação ao Plano de Cargos e Carreiras, houve reformulação do quadro de pessoal. Por exemplo, a Carreira Legislativa foi dividida em dois cargos: Analista Legislativo (nível superior) e Técnico Legislativo (nível médio), organizados em especialidades ou áreas. Foram criadas novas especialidades dessa carreira, como design gráfico e enfermeiro. Também o extinto adicional por trabalho técnico-científico foi reformulado para adicional de qualificação, entre outras mudanças.

Na ocasião da segunda votação dos dois projetos, nessa terça-feira (16), o presidente da Alems, deputado Gerson Claro (PP), falou da importância das atualizações da legislação de pessoal do Parlamento.

“Queria registrar que hoje com muita alegria e concordância de todos os líderes desta Casa, nós vamos votar também dois projetos de interesse de todos os servidores da Assembleia Legislativa. O Sisalms agradece a Mesa Diretora e todos os deputados pelo compromisso na melhoria das condições de trabalhos dos servidores desta Casa”, afirmou o parlamentar.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados