Viabilizados por Novo PAC, Campo Grande e outros 11 municípios devem receber 20 ambulâncias do Samu

Veículos serão viabilizados pelo Governo Federal e cada automóvel está avaliado em R$ 324 mil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Novas ambulâncias devem ser entregues a MS. (Ascom Vander Loubet)

Mato Grosso do Sul deve receber 20 ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) por meio do Novo PAC (Novo Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Lula. Os veículos serão entregues para Campo Grande e outros 11 municípios. 

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

A informação foi confirmada pela Saes (Secretaria de Atenção Especializada à Saúde), do Ministério da Saúde, ao deputado federal Vander Loubet, na manhã da última sexta-feira (29). Os veículos serão entregues na cidade de Salto (SP), onde fica a empresa responsável pela adaptação das ambulâncias. Cada automóvel está avaliado em cerca de R$ 324 mil.

Os municípios beneficiados nessa etapa da entrega de ambulâncias são: Aquidauana (1 veículo), Campo Grande (6), Corumbá (3), Coxim (1), Dourados (1), Naviraí (1), Nova Andradina (1), Ribas do Rio Pardo (1), São Gabriel do Oeste (1), Sidrolândia (1), Terenos (1) e Três Lagoas (2).

Entre os objetivos desta entrega estão a redução do sucateamento da frota e um incentivo à universalização do serviço.

A ministra da saúde, Nísia Trindade, afirmou em julho deste ano, durante a primeira etapa de entrega, que o governo anterior não fez investimentos na área. “Há ambulâncias com mais de dez anos de uso”, recordou. 

A ministra disse ainda que o objetivo do governo Lula é levar o atendimento do Samu a todas as cidades brasileiras até 2026.

O Samu compõe a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. O serviço pode ser acessado pelo número “192”, que oferece orientações à população e envia veículos tripulados por equipes especializadas.

No primeiro semestre deste ano, Campo Grande sofreu uma “crise” com falta de ambulâncias, o que desencadeou em longas esperas dos pacientes por atendimento. A Prefeitura decidiu, na época, locar ambulâncias para substituir a frota sucateada.

💬 Fale com os jornalistas do Midiamax

Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?

🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O anonimato é garantido por lei.

✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

Conteúdos relacionados

ex-vereador morto anastácio