Após denúncia, MPMS recomenda que prefeitura de Naviraí crie cotas raciais em concursos públicos
Prefeitura tem 90 dias para adotar medidas
Beatriz Magalhães –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A prefeitura de Naviraí, município 366 quilômetros distante de Campo Grande, tem 90 dias para adotar medidas voltadas à criação de cotas raciais e sociais em concursos públicos municipais.
A recomendação foi formalizada pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) em 17 de setembro de 2024, e publicada nesta quinta-feira (19), em diário oficial.
De acordo com o documento, a recomendação assinada pela promotora de Justiça, Fernanda Proença de Azambuja Barbosa, tem como objetivo promover a inclusão de grupos étnico-raciais e socialmente vulneráveis no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta.
A promotora dá um prazo de 90 dias para que a prefeita Rhaiza Matos (PSDB) adote as medidas necessárias para instituir a reserva de vagas em concursos públicos para pessoas pertencentes a grupos étnico-raciais e vulneráveis, como pessoas com deficiência.
A recomendação também inclui a exigência de avaliação periódica da eficácia dessas políticas, bem como a atualização dos dados cadastrais de todos os servidores municipais quanto aos marcadores de “raça/etnia” e “deficiência”.
Denúncia
A recomendação surgiu após a constatação, por meio de denúncia recebida pela Ouvidoria do Ministério Público, de que o último concurso público realizado pela Prefeitura de Naviraí não contemplou a reserva de vagas para esses grupos.
Segundo a promotora, tal medida é imprescindível para cumprir com as normativas nacionais e internacionais de direitos humanos, que o Brasil se comprometeu a adotar, como a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância.
O município tem até 30 dias para responder à recomendação, informando se acatará as orientações do Ministério Público. Se não houver, medidas judiciais cabíveis poderão ser adotadas.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Câmeras flagraram agressões ao cantor Begèt de Lucena próximo a bar de Campo Grande
- Dona de bar é espancada e estuprada por falso cliente: ‘Deixa eu fazer tudo, senão vou te matar’
- Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
Últimas Notícias
Detento da PED é flagrado com quase 100 papelotes de cocaína, celulares e facas
Vistoria foi feita por policiais penais
Secretaria de saúde intensifica vacinação em unidades socioeducativas de Mato Grosso do Sul
A vacinação visa garantir que adolescentes que cumprem medidas socioeducativas recebam as vacinas previstas no PNI
Mani Rego pede indenização milionária em processo contra Davi Brito; veja
Após término conturbado, Mani Rego levou Davi Brito à Justiça e exige indenização milionária ao ex-namorado; saiba qual o valor
Estelionatário deixa prejuízo de R$ 500 ao aplicar golpe do falso Pix cinco vezes em MS
Rapaz indiciado pela Polícia Civil enviou cinco comprovantes de Pix falsos
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.