TSE deve fornecer biometria à PF para investigação de invasões em Brasília, decide STF
PF pediu dados para dar continuidade à apuração contra presos por manifestações violentas
Adriel Mattos –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a fornecer os dados biométricos de eleitores investigados pelos atos de 8 de Janeiro, em que manifestantes invadiram as sedes dos três poderes em Brasília (DF). Dentre as mais de 1 mil pessoas presas naquele dia, 32 são de Mato Grosso do Sul.
A PF (Polícia Federal) solicitou o fornecimento desses dados do TSE, da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) e do ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) para obter informações sobre os investigados.
No requerimento, a PF citou a necessidade de identificar pessoas que tenham concorrido para o cometimento dos delitos, “inclusive incitando-os ou estimulando-os em redes sociais”. Na decisão, o ministro considerou a medida pertinente para a elucidação das investigações.
Em curto despacho assinado na semana passada e só divulgado na quinta-feira (9), Moraes cita que o Inquérito 4923 foi instaurado contra o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB); do ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres; do ex-secretário-executivo da pasta, Fernando Sousa Oliveira; e do ex-comandante da PMDF, coronel Fábio Augusto Vieira; por supostamente incitar e estimular a escalada violenta dos atos que resultaram na depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.
Assim, ele concedeu à PF acesso aos serviços de conferência das bases com os dados biográficos e fotografias dos indivíduos cadastrados. Por haver dados pessoais envolvidos, o trânsito das informações deverá obedecer à Lei Geral de Proteção de Dados, respeitando a privacidade dos investigados.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.