MPMS recomenda que Agepen forneça energia elétrica e água para presídio em São Gabriel do Oeste
O promotor estabeleceu 15 dias para que Agepen responda às recomendações
Mariane Chianezi –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) solicitou à Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) melhorias ao presídio feminino de São Gabriel do Oeste, 149 km de Campo Grande. O presídio não estaria adequado quanto à legislação sanitária e às normas de segurança e medicina do trabalhado vigentes.
Conforme a recomendação publicada no Diário Oficial do MPMS desta quinta-feira (29), a recomendação pede que a Agepen tome providências quanto a estrutura do presídio e condições de higiene oferecidas às internas.
Dentre as recomendações o promotor Juliano Albuquerque, vice coordenador Adjunto do GAEP (Grupo de Atuação Especial da Execução Penal), pede que sejam realizados reparos necessários para conter as infiltrações no presídio, como pintura e colocação de calhas.
Além de que seja fornecida água em quantidade suficiente e temperatura agradável para as reeducandas poderem beber. O promotor também pontua a necessidade de energia elétrica e ventilação nas celas para que o calor seja amenizado; que sejam disponibilizados camas ou quantidade suficiente de colchões para todas.
A situação do piso nos locais de trabalho das internas também é solicitado que seja feito manutenção, além da instalação de guarda corpos de proteção contra quedas ou corrimões nas rampas ou escadas.
“Sendo assim, a respeito do prazo razoável para atendimento, aguarda-se o prazo de 15 dias para os recomendados responderem, por escrito, sobre o atendimento ou não da presente recomendação, informando as providências implementadas ou que pretendem implementar […]”, pontua o promotor.
Em nota, a Agepen informou que “o Estabelecimento Penal Feminino de São Gabriel do Oeste possui dois bebedouros de água gelada para uso das internas, e 01 freezer para servir gelo para as custodiadas em horário pré estabelecido todos os dias. Todas celas contêm água potável encanada”.
Assim, garante que “foi instalado em todas as celas ponto de luz para melhorar a iluminação, principalmente nos banheiros. Existem ventiladores em todas as celas. Todas internas têm colchão adequado, além de a unidade possuir colchões em estoque”.
Por fim, informou que “com relação à manutenção e correção do piso nos locais de trabalho e instalação de guarda corpo de proteção ou corrimão nas rampas e escadas da unidade, já está sendo providenciado”.
*Matéria atualizada às 14h58 para acréscimo do posicionamento da Agepen.
Notícias mais lidas agora
- Servidor federal que bateu carro no Camelódromo de Campo Grande é solto com fiança de R$ 5 mil
- Carro cai em lagoa e quatro pessoas morrem afogadas no interior de MS
- ‘Irmandade’: Abalados, colegas de trabalho lamentam morte de policial em delegacia de Campo Grande
- Envolvido em latrocínio de PM há 10 anos morre em confronto com o Choque no Jardim Colúmbia
Últimas Notícias
Corpo do investigador encontrado morto em delegacia será sepultado nesta terça-feira na Capital
O velório começa na noite desta segunda-feira (13)
PMMS abre inquérito para apurar confronto com morte de suspeito em Pedro Gomes
Corporação afirmou que suspeito estava fugindo de abordagem com uma arma de fogo
Sancionada lei que proíbe celulares nas escolas; relembre falas da bancada de MS
Projeto foi aprovado no Congresso no fim de 2024
Após pressão de produtores, granjas suínas terão até 2030 para instalar biodigestores
Apenas 5% das plantas de Dourados possuem o equipamento. Em MS, 40% precisam instalar tecnologia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.