Ex-vereadores condenados por corrupção são exonerados de secretaria do Governo

Dois réus tinham cargos comissionados na Secretaria de Estado da Casa Civil

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Edifício-sede da Governadoria de Mato Grosso do Sul, sede do Poder Executivo, no Parque dos Poderes. (Foto: Álvaro Rezende/Secom-MS)

Nesta quarta-feira (5), foi publicada no Diário Oficial do Estado a exoneração de 5 servidores comissionados na Secretaria de Estado da Casa Civil. Entre eles, dois ex-vereadores condenados recentemente por corrupção.

São os ex-vereadores de Ladário André Franco Caffaro e Agnaldo dos Santos da Silva Junior, ambos condenados por corrupção. Eles foram denunciados por integrarem um esquema de mensalinho na Câmara Municipal de Ladário.

A exoneração é assinada pelo secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Arlei Caravina.

Condenados

Pelo crime de corrupção ativa, foram condenados o ex-prefeito de Ladário Carlos Ruuso, Andressa e o ex-vereador Helder Naulle Paes dos Santos. Por corrupção passiva, foram condenados os ex-vereadores Lilia Maria de Moraes, Paulo Rogério Feliciano Barbosa, Osvalmir Nunes da Silva e Agnaldo dos Santos.

Ainda pelo mesmo crime, em continuidade delitiva, foram condenados os ex-vereadores André Caffaro, Augusto de Campos e Vagner Gonçalves. O grupo também foi condenado por associação criminosa.

André Franco cumprirá pena em regime fechado. São 8 anos e 6 meses de reclusão, com pagamento de 247 dias-multa. Já Agnaldo dos Santos irá cumprir 7 anos e 6 meses de reclusão, mais pagamento de 226 dias-multa. O regime é semiaberto.