Vetos de Bolsonaro implicam investimentos em rodovias no Pantanal e acesso à Rota Bioceânica em MS

Também foram retirados R$ 122 milhões das rodovias Sul-Fronteira

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Trecho da rodovia BR-419 já recuperado pela União
Trecho da rodovia BR-419 já recuperado pela União

Os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao Orçamento de 2022 vão impactar investimentos do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) em Mato Grosso do Sul, especialmente no acesso à Rota Bioceânica.

Conforme a sanção do chefe do Executivo, foi vetada a construção do trecho da BR-419, no entroncamento com a BR-163, em Rio Verde de Mato Grosso, e entroncamento com a BR-262, em Aquidauana, no valor de R$ 1 milhão.  

Ao todo, a União já destinou R$ 180 milhões para investimentos em toda a BR-419. O objetivo é melhorar acesso à malha rodoviária, oportunizando a conexão dessas localidades à dinâmica produtiva regional, sem desconsiderar as peculiaridades de estar inserido, em parte, na planície pantaneira.

Outro veto implica a adequação do trecho da BR-267, entre Bataguassu e Porto Murtinho, principal destino da Rota Bioceânica, na ordem de R$ 1 milhão. A BR-267 atravessa Mato Grosso do Sul no sentido Leste-Oeste, desde a divisa com São Paulo, em Bataguassu, até Porto Murtinho, por mais de 670 quilômetros.

Conforme já noticiado, o Projeto Sul-Fronteira de Mato Grosso do Sul perdeu R$ 122 milhões em investimentos, após veto do presidente. O projeto tem o objetivo de pavimentar rodovias que margeiam a fronteira com o Paraguai, de Ponta Porã a Mundo Novo. A pavimentação pode ajudar a melhorar a economia das cidades fronteiriças, entre elas Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Mundo Novo, Paranhos e Sete Quedas.