Unicamp vai receber R$ 1,4 milhão para analisar qualidade dos combustíveis em MS por 1 ano

Trabalho será realizado em Mato Grosso do Sul e São Paulo
| 25/04/2022
- 07:06
Unicamp vai fiscalizar combustíveis em MS
Unicamp vai fiscalizar combustíveis em MS - (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-SP) vai receber R$ 1.452.249,88 para avaliação de combustíveis em Mato Grosso do Sul. O extrato do contrato foi publicado no desta segunda-feira (25), por meio da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

De acordo com a publicação, o valor será destinado a programas de monitoramento da qualidade de combustíveis e monitoramento de lubrificantes não só em Mato Grosso do Sul, mas também no Estado de São Paulo. A validade do contrato é de um ano, com vigência de 25 de abril de 2022 a 25 de abril de 2023.

Análise dos combustíveis

De acordo com a ANP, o programa de monitoramento acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil, com a finalidade de identificar a existência de produtos que não atendem às especificações técnicas determinadas pela Agência. 

Além de apoiar as ações de fiscalização da ANP, as análises também servem como geradores de subsídios para ações dos Ministérios Públicos, Procons e Secretarias de Fazenda que firmam convênios com a ANP.

A cada mês, são coletadas amostras de gasolina, etanol hidratado, combustível e em postos revendedores escolhidos por sorteio. As amostras são analisadas em relação a diversos parâmetros técnicos no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP (CPT, localizado em Brasília) e nos laboratórios de universidades e instituições de pesquisa contratados pela Agência.

Veja também

MS e outros estados questionam lei que pode reduzir preço da gasolina

Últimas notícias