A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas-SP) vai receber R$ 1.452.249,88 para avaliação de combustíveis em . O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (25), por meio da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

De acordo com a publicação, o valor será destinado a programas de monitoramento da qualidade de combustíveis e monitoramento de lubrificantes não só em Mato Grosso do Sul, mas também no Estado de São Paulo. A validade do contrato é de um ano, com vigência de 25 de abril de 2022 a 25 de abril de 2023.

Análise dos combustíveis

De acordo com a ANP, o programa de monitoramento acompanha os indicadores gerais da qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil, com a finalidade de identificar a existência de produtos que não atendem às especificações técnicas determinadas pela Agência. 

Além de apoiar as ações de fiscalização da ANP, as análises também servem como geradores de subsídios para ações dos Ministérios Públicos, Procons e Secretarias de Fazenda que firmam convênios com a ANP.

A cada mês, são coletadas amostras de gasolina, hidratado, combustível e em postos revendedores escolhidos por sorteio. As amostras são analisadas em relação a diversos parâmetros técnicos no Centro de Pesquisas e Análises Tecnológicas da ANP (CPT, localizado em Brasília) e nos laboratórios de universidades e instituições de pesquisa contratados pela Agência.