O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou a criação de mais duas federações para as Eleições 2022. Conforme decisão da sessão administrativa, o (Partido da Social Democracia Brasileira) vai se juntar ao Cidadania, formando a Federação PSDB Cidadania. Já o (Partido Socialismo e Liberdade) e o Rede (Rede e Sustentabilidade) vão formar a Federação PSOL Rede.

De acordo com o TSE, a possibilidade de os partidos se unirem em federação para lançar um único candidato é uma novidade para as Eleições 2022. A principal mudança é a exigência de uma atuação conjunta das legendas em torno de um programa comum, por quatro anos após a diplomação dos eleitos.

Com a aprovação dos estatutos, durante os quatro anos da próxima legislatura, as agremiações se comprometem a atuar em conjunto como um único ente partidário. O prazo final para que os partidos obtenham o registro de federações partidárias termina na próxima terça-feira (31). A primeira federação registrada foi a Brasil da Esperança, formada pelo PT, e PV.