TSE aprova mais duas federações para 2022: PSDB com Cidadania e PSOL com Rede

Na Federação, partidos se unem para lançar um candidato único

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
partidos PIX Sede do TSE em Brasília
Sede do TSE em Brasília. Foto: Reprodução | TSE.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) aprovou a criação de mais duas federações para as Eleições 2022. Conforme decisão da sessão administrativa, o PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) vai se juntar ao Cidadania, formando a Federação PSDB Cidadania. Já o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e o Rede (Rede e Sustentabilidade) vão formar a Federação PSOL Rede.

De acordo com o TSE, a possibilidade de os partidos se unirem em federação para lançar um único candidato é uma novidade para as Eleições 2022. A principal mudança é a exigência de uma atuação conjunta das legendas em torno de um programa comum, por quatro anos após a diplomação dos eleitos.

Com a aprovação dos estatutos, durante os quatro anos da próxima legislatura, as agremiações se comprometem a atuar em conjunto como um único ente partidário. O prazo final para que os partidos obtenham o registro de federações partidárias termina na próxima terça-feira (31). A primeira federação registrada foi a Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB e PV.