TCU aponta 87 nomes de MS com contas irregulares e potencialmente inelegíveis

Candidatos com contas irregulares correm risco de impugnação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Lista ajuda partidos a escolherem candidatos para eleições.
Lista ajuda partidos a escolherem candidatos para eleições.

Em Mato Grosso do Sul, 87 pessoas foram apontadas com contas irregulares pelo TCU (Tribunal de Contas da União). Elas estão potencialmente inelegíveis para as Eleições 2022.

Segundo o relatório do TCU, as 87 pessoas somam 121 contas julgadas irregulares. MS é o estado com o segundo menor número de nomes listados pelo Tribunal.

O Estado fica atrás apenas do Espírito Santo, com 84 pessoas julgadas com irregularidades em contas. Conforme o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os partidos usam a lista como base para escolher candidatos com menos chances de impugnação.

Isso porque caso um candidato seja apontado com contas irregulares, pode ser alvo de petição fundamentada de outro partido e arrisca ser impedido de concorrer às eleições. A proibição de candidatos com contas irregulares é prevista pela Lei Complementar nº 64/1990.

Os dados foram atualizados pela última vez pelo TCU em 16 de novembro de 2020, porém a lista pode ter nova versão. Para conferir a lista completa de nomes apontados pelo TCU, clique aqui.

Conteúdos relacionados

mesários votos alterações eleitor