Pular para o conteúdo
Transparência

Investigação apura falhas em atendimento em postos de saúde de Campo Grande

Postos de dois bairros têm falta de medicamentos, de pessoal e problemas estruturais
Adriel Mattos -
unidade de saúde
USF Vila Cox, na região do bairro Santa Luzia. (Foto: Reprodução, Google Street View)

O MPMS (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) instaurou novos inquéritos civis para apurar falhas no atendimento a pacientes nas USFs (Unidades de Saúde da Família) Vila Cox e Santa Carmélia. Os editais foram publicados na edição desta quarta-feira (28) do Diário Oficial do órgão.

No caso da USF Vila Cox, a 76ª Promotoria de Justiça apura possíveis falhas estruturais e falta de material. O caso passou a ser investigado em maio a partir de denúncia do vereador André Luís Soares (Rede).

Vistoria do MP apontou que a unidade tem vazamento na sala de curativo e falta de climatização nas salas de inalação, de coleta e medicação. Também foram observadas infiltrações e rachaduras nas paredes, computadores obsoletos, ausência de extintores de incêndio. Além disso, foi constatado o déficit de um médico e um cirurgião-dentista.

A Promotoria ainda detectou a falta dos medicamentos guaco (xarope), prednisolona (xarope), maleato de dexclorfeniramina (xarope), dexametasona (injetável), metoclopramida (injetável), bromoprida (injetável), ranitidina (injetável), complexo B (injetável), lidocaína (injetável) e xilocaína (gel).

A (Secretaria Municipal de Saúde) informou ao MPMS que foram lotados dois na unidade, além de dar início a um procedimento de aquisição de novos computadores e de extintores. A Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) está elaborando projeto de reforma da USF.

Já no caso da USF Santa Carmélia, após denúncia do vereador André Luís, a Promotoria foi ao local e detectou muro danificado, pisos rachados, autoclave (aparelho para esterilização de materiais e artigos médicos) sem , ventiladores estragados e computadores obsoletos.

Ainda foi constatada a falta dos medicamentos amoxicilina (comprimido), amoxicilina com clavulanato (comprimido e suspensão oral), ciprofloxacino (comprimido), azitromicina (suspensão oral), nitrofurantoína (suspensão oral), dexametasona (injetável), complexo B (injetável), amiodarona (injetável), furosemida (injetável), deslanosídeo (injetável), Prednisolona (xarope), bisacodil (comprimido), dexametasona (pomada), isossorbida (comprimido), guaco (xarope) e insulina regular (frasco).

A Sesau informou em ofício que a Sisep também está elaborando projeto de reforma da unidade. Já a substituição dos pisos e ventiladores depende de disponibilidade de material.

O município está contratando empresa para fazer a manutenção de autoclaves e abrindo licitação para adquirir computadores e outros equipamentos.

Apesar disso, a Promotoria deu 20 dias para a secretaria informar as providências adotadas sobre as demais irregularidades.

MPMS investiga problemas em outras três unidades de saúde

Estão abertos inquéritos civis a respeito da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Coronel Antonino e das USFs Dom Antônio Barbosa; José Tavares do Couto, no bairro Nova Lima; e Jardim Marabá.

A Ouvidoria do Ministério Público recebeu informações de que pacientes que aguardam transferência estariam sendo mantidos e até alimentados com recursos dos servidores lotados na UPA. Quando os pacientes são pessoas em situação de rua, os funcionários chegam a custear até a higiene e o transporte deles.

Além disso, após as 23h, o número de médicos de plantão é reduzido, prejudicando o atendimento. A Sesau foi intimada a prestar esclarecimentos e informou por meio de ofício que foi aprovado um estudo técnico preliminar para a compra de alimentos e de produtos de higiene para pacientes.

Em parceria com a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social), já foram distribuídas dietas solicitadas pelas unidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema, além de kits de higiene pessoal para pacientes em suporte de ventilação mecânica.

Sobre o baixo efetivo de médicos após as 23h, a Sesau informou à Promotoria que o sistema de registro de trabalho é híbrido, com ponto eletrônico e assinatura de folha de frequência. Cabe aos enfermeiros administrativos notificar a ausência de médicos.

Na USF Dom Antônio Barbosa há problemas estruturais como infiltrações e pisos trincados, além de falta de ventilação na recepção. Haveria ainda falta de extintores de incêndio e de cilindros de oxigênio.

A Sesau respondeu em ofício que já foram fornecidos novos cilindros de oxigênio. Quanto às demais irregularidades, a solução dependia de recursos financeiros a serem disponibilizados e da conclusão de procedimentos licitatórios.

Já a USF do Nova Lima teria problemas estruturais como infiltrações, rachaduras nas paredes e fachada deteriorada. A recepção ainda estaria sem computadores.

A Sesau informou que a aquisição de novos equipamentos depende de abertura de licitação. A Secomp (Secretaria-Executiva de Compras Governamentais) complementou que há um processo administrativo em andamento para compra de computadores e laptops, que está em fase de reserva orçamentária.

Na USF Marabá, ficaram constatados problemas estruturais como infiltrações e necessidade de manutenção da autoclave e de aparelhos de ar-condicionado.

A Sesau respondeu que foram realizados pequenos reparos na unidade, além der ter sido assinado contrato para manutenção de aparelhos de autoclave. Sobre os aparelhos de ar-condicionado, a empresa responsável incluiu a USF Jardim Marabá no cronograma de manutenção.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Meeting Paralímpico

Meeting Paralímpico reúne mais de 170 atletas e estreia nova modalidade em Campo Grande

Geraldo e Marcio dividiram o palco em Dourados (Fotos Marcos Morandi, Midiamax)

Dourados vive noite nostálgica com show poético de Geraldo Espíndola e Marcio de Camillo

Dia das Mães: confira 5 receitas quentinhas para surpreender a família

A pedido de Soraya Thronicke, CPI das Bets ouve Virginia Fonseca na terça-feira

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Midiamax renova tecnologia de LED com painel na principal avenida de Dourados: ‘Pioneirismo’

Com drive-thru, dia ‘D’ de vacinação disponibiliza 15 mil doses contra Influenza na Capital

Últimas Notícias

Cotidiano

Mudanças no tempo podem agravar doenças respiratórias; saiba como se proteger

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 2.708 casos e 203 mortes por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Economia

Presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira defende segurança jurídica no campo na abertura da Expoagro

Gino enfatizou que o produtor rural precisa de estabilidade para continuar gerando riqueza e desenvolvimento ao Brasil

Famosos

Ex-funkeiro, Jottapê paga multa milionária para entrar no gospel: ‘Muito difícil’

Após se converter, Jottapê precisou pagar uma multa milionária para deixar o funk e entrar no gospel; saiba detalhes do valor

Cotidiano

Na abertura da 59ª Expoagro, Riedel celebra retomada do agro com safra promissora

Riedel destacou ainda a mobilização institucional que garante a força da Expoagro