O Ministério da Saúde habilitou 144 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Adulto em Mato Grosso do Sul. A medida consta em portaria assinada pelo ministro Marcelo Queiroga, publicada no desta segunda-feira (18). Do total, 94 dos leitos são novos.

Conforme a publicação, a habilitação foi autorizada com pendências, o que significa que os municípios têm prazo de seis meses para efetivar a regularização destes leitos. Neste período, vai receber normalmente recursos financeiros do bloco de manutenção da saúde.

Por outro lado, aqueles hospitais que não estiverem regularizados até o final do prazo, serão automaticamente desabilitados, sofrendo como consequência redução do repasse. Todos os pagamentos serão feitos pela União, por meio do Fundo Nacional de Saúde.

Leitos de UTI

Em , foram habilitados 47 leitos de UTI no , dos quais 18 são novos, mais 10 no Hospital de Câncer Alfredo Abrão, com seis novos, e 10 do Hospital Adventista, dos quais 10 são novos. 

Foram habilitados 17 na de Corumbá, 10 na Fundação Hospitalar de Costa Rica, 10 no Hospital Regional de , 10 na Fundação de Serviços de Saúde de Nova Andradina, 10 na Santa Casa de e mais 20 no Hospital Regional de Ponta Porã.