Juiz se afasta de processo de improbidade contra ex-prefeito de MS por ser parente de advogado
Em razão do elo familiar, magistrado declarou-se impedido de julgar o caso, a fim de garantir lisura ao procedimento
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em razão do parentesco com advogado de um dos réus, o juiz Plácido de Souza Neto, da 2ª Vara Cível Paranaíba, declarou-se impedido de julgar um processo por improbidade administrativa que implica o ex-prefeito José Garcia de Freitas, um ex-secretário e empresários chineses do ramo de telefonia que buscavam se instalar na região.
O procedimento foi aberto a partir de ação movida pelo MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), a partir da descoberta de irregularidades em licitações e em ilegalidades em benefícios concedidos às empresas, no que diz respeito à doação de terrenos e locação de imóveis, em troca da abertura de empregos e fomento da economia.
Ao avaliar o caso, o juiz constatou ser familiar do advogado do ex-prefeito e, neste sentido, declarou não poder julgar o caso, considerando Artigo 144 da Lei nº 13.105 de 16 de Março de 2015, que determina impedimento do magistrado quando houver, entre outras condições, qualquer grau de parentesco com alguma das partes. O objetivo dele é garantir transparência.
“Tendo em vista minha relação de parentesco com advogado que passou a representar os interesses do réu José Garcia de Freitas em outros procedimentos, entendo que a superveniência deste fato exige meu afastamento do presente feito. Nos termos do art. 144, inc. VIII, do CPC, declaro-me impedido de atuar neste processo e determino a remessa dos autos ao MM juiz que atua em substituição legal para deliberação”, decidiu.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Reunião de associados define destino de Cezário na federação e futebol do Estado
Associados foram convocados para julgamento administrativo do ex-mandatário preso na operação “Cartão Vermelho”
Fã cospe em Xuxa Meneghel e gera tumulto na saída de estádio
Xuxa atendia fãs após show na Neo Química Arena, em São Paulo
Após rejeitar denúncia por homofobia contra pastor vereador, Câmara de Dourados terá defensor LGBT
“Ser o primeiro LGBT assumido a chegar nessa posição é uma resposta ao conservadorismo”, afirma Franklin (PT), segundo vereador mais votado em Dourados, com 2.452 votos. Sua eleição rompe preconceitos e contrasta com uma Câmara que este ano recusou uma denúncia de homofobia contra um de seus pares. O assunto ganhou as páginas dos jornais…
Robôs aspiradores são hackeados nos EUA e insultam proprietários; entenda o caso
Robôs aspiradores da marca Ecovacs, modelo Deebot X2, foram hackeados em diversas cidades dos Estados Unidos, permitindo que invasores controlassem os dispositivos remotamente e proferissem insultos raciais e obscenidades por meio de seus alto-falantes. Os incidentes ocorreram em um intervalo de poucos dias e expuseram falhas de segurança no modelo, que já haviam sido alertadas…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.