Com último repasse em 2020, MS segue sem inadimplências em contratos com o Tesouro Nacional
Em 2020, Tesouro Nacional repassou o valor de R$ 25,6 milhões para pagamento de contratos em atraso
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Fechando as contas em superávit, Mato Grosso do Sul segue sem inadimplências e atrasos em pagamentos de contratos desde 2020. De acordo com relatório publicado pelo Tesouro Nacional, o último repasse para pagamento de garantias honradas pelo Estado foi no primeiro ano da pandemia — um total de R$ 25,6 milhões de ajuda dos cofres públicos, durante os 12 meses.
As informações foram divulgadas no Painel de Garantias Honradas, atualizadas pelo Tesouro Nacional nesta semana. Mato Grosso do Sul vem seguindo sem atrasos e dívidas em contratos públicos desde 2016, porém somente em 2020 precisou recorrer ao auxílio do Governo Federal para cumprir com pagamentos honrados. Vale ressaltar que o ano citado corresponde ao início da pandemia de covid e houve uma queda na arrecadação estadual.
Em 2021, a recuperação econômica começou a subir e não foi necessário o pagamento excedido dos cofres federais para inadimplências do Governo do MS. Porém, a realidade não é a mesma para o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Amapá, que seguem no ranking dos estados que mais têm necessitado do repasse público.
Expoente
Em matérias anteriores divulgadas pelo Jornal Midiamax, o titular da Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda), Felipe Matos, afirmou que o tesouro estadual, mesmo fechando alguns anos abaixo da meta esperada, tem conseguido manter as contas tributárias em superávit.
As ações levam em consideração as arrecadações de IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), ITCD (Imposto de Transmissão Causa mortis e Doação), IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), FPE (Fundo de Participação dos Estados), taxas, entre outros, que auxiliam no fomento da receita.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.