O comandante-geral dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul Hugo Djan Leite e mais cinco militares dos Bombeiros foram autorizados pelo governador (PSDB) a realizarem uma visita técnica ao entre os dias 13 e 15 de julho para conhecer a representante da empresa Sherp. A publicação com a autorização foi feita nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado.

A empresa produz caminhões de modelo russo que, segundo os Bombeiros, seriam uma possível solução na ajuda ao combate a incêndios no . A visita a Santiago, capital do Chile, seria para avaliar a compra do modelo.

Estão autorizados a viajar pelos três dias, com direito a diárias, o comandante e os militares Douglas Laertes de Freitas, Frederico Telles Damásio da Costa, Leonardo Tostes Palma, Alessandro Borges Ferreira e Jusciery Rodrigues Marques.

De Kanye West a mineradores

O modelo é um caminhão híbrido que pode custar, o modelo mais básico, mais de R$ 250 mil e os modelos Pro podem passar dos R$ 630 mil. O caminhão é um dos preferidos do cantor Kanye West, que gosta de veículos off-road e já até deu um de presente para um amigo. Ele é muito usado por mineradores no Chile.

Projetado na Rússia e fabricado tanto na terra natal quanto na Ucrânia, de onde saem as unidades destinadas a outros países, o modelo Shep tem carroceria compacta (3,4 metros, o mesmo comprimento de um Smart Forfour) em cima de quatro enormes pneus lameiros.

A tração é 4×4 e curiosamente, não há suspensões: pneus grandes, calibrados com baixa pressão, conseguem absorver a maioria das imperfeições do solo. O motor é um Kubota a diesel, de origem japonesa, capaz de desenvolver 44 cv de potência.

Se por um lado, não proporciona grande desempenho, por outro é extremamente econômico. Assim, o tanque de 258 l dá uma autonomia de milhares de quilômetros ao modelo. Outra característica curiosa é que, apesar do porte compacto, o Sherp consegue transportar até oito ocupantes.

Com 2,3 metros de altura; 1,6 metro do solo ao topo dos pneus e vão livre do solo de 60 cm, o “mini-monster truck” é capaz de transpassar obstáculos de até 70 cm de altura. O tamanho e a pressão dos pneus permite que ele flutue na água, com os sulcos funcionando como lemes. Claro, a velocidade máxima na água é de apenas 9 km/h, mas a ideia não é usá-lo como um barco o tempo todo — só em caso de necessidade.

Confira o vídeo do fabricante: