Após passar por tempestade em maio deste ano, teve aproximadamente 423 residências afetadas pelo fenômeno da natureza. Para reparos no município, a 212 quilômetros de Campo Grande, o Ministério do Desenvolvimento Regional repassou R$ 156.910,00 para a Prefeitura Municipal.

O repasse foi autorizado por portaria publicada nesta quarta-feira (3), no DOU (Diário Oficial da União). Por meio da Secretaria de e Defesa Civil, o valor foi liberado ao município para ações da Defesa Civil como resposta aos danos causados pela tempestade.

“Considerando a natureza e o volume de ações a serem implementadas, o prazo de execução será de 180 dias”, informa a portaria. Após 30 dias do da vigência do prazo, o município deverá apresentar prestação de contas.

Tempestade

A tempestade ocorreu em 14 de maio de 2022 e gerou situação de emergência no município, reconhecida pelo Governo de MS. A tempestade atingiu sobremaneira a comunidade indígena, e causou diversos danos públicos e privados, com prejuízos que ultrapassaram a capacidade de resposta do município.

Os danos e os prejuízos ocorridos em Miranda afetaram, aproximadamente, 423 residências, dois prédios escolares, uma estação rodoviária, uma torre de transmissão, uma quadra de escolar, e diversas vias públicas de partes das áreas rural e urbana, tendo inclusive, causando a interdição de estradas de acesso à cidade.