TRE-MS institui Política e Programa de Integridade para prevenir e combater atos de corrupção
Medida segue determinações constitucionais e resoluções, sendo implementada após instituição do Código de Ética da Justiça Eleitoral de MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Resolução assinada pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), instituiu a Política e o Programa de Integridade no âmbito da Justiça Eleitoral estadual. A medida visa, entre outros pontos, prevenir e combater fraudes e atos de corrupção no interior do Judiciário Eleitoral.
Conforme a resolução 734/2021, as medidas seguem a previsão constitucional que observam os princípios da “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”; bem como a lei 12.846/2013 e o decreto 8.420/2015, que tratam da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas contra atos contra a administração pública.
A medida ainda segue o decreto 9.203/2017, que trata da política de governança da administração pública e as competências do TRE-MS, inclusive resolução de 2020 que trata do Sistema de Governança e Gestão Institucional e a implantação do Código de Ética do tribunal.
Conforme as previsões, a Política de Integridade da Justiça Eleitoral visa a “promover, institucionalmente, princípios, valores e diretrizes que disseminem a cultura e gestão da integridade no âmbito deste Tribunal Regional Eleitoral, assegurando, de forma razoável, o cumprimento da sua missão, visão e objetivos estratégicos”.
A norma tem como meta a promoção de medidas e ações institucionais para a “prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção”. O dispositivo, publicado na edição de sexta-feira (28) do Diário de Justiça Eleitoral do Estado, detalhas as premissas e a necessidade de constante aprimoramento das medidas da Política de Integridade –que integram um plano de aplicação.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.