TRE-MS institui Política e Programa de Integridade para prevenir e combater atos de corrupção
Medida segue determinações constitucionais e resoluções, sendo implementada após instituição do Código de Ética da Justiça Eleitoral de MS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Resolução assinada pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), instituiu a Política e o Programa de Integridade no âmbito da Justiça Eleitoral estadual. A medida visa, entre outros pontos, prevenir e combater fraudes e atos de corrupção no interior do Judiciário Eleitoral.
Conforme a resolução 734/2021, as medidas seguem a previsão constitucional que observam os princípios da “legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”; bem como a lei 12.846/2013 e o decreto 8.420/2015, que tratam da responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas contra atos contra a administração pública.
A medida ainda segue o decreto 9.203/2017, que trata da política de governança da administração pública e as competências do TRE-MS, inclusive resolução de 2020 que trata do Sistema de Governança e Gestão Institucional e a implantação do Código de Ética do tribunal.
Conforme as previsões, a Política de Integridade da Justiça Eleitoral visa a “promover, institucionalmente, princípios, valores e diretrizes que disseminem a cultura e gestão da integridade no âmbito deste Tribunal Regional Eleitoral, assegurando, de forma razoável, o cumprimento da sua missão, visão e objetivos estratégicos”.
A norma tem como meta a promoção de medidas e ações institucionais para a “prevenção, à detecção, à punição e à remediação de fraudes e atos de corrupção”. O dispositivo, publicado na edição de sexta-feira (28) do Diário de Justiça Eleitoral do Estado, detalhas as premissas e a necessidade de constante aprimoramento das medidas da Política de Integridade –que integram um plano de aplicação.
Notícias mais lidas agora
- Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Últimas Notícias
Peça de sistema de fotocélula queima e deixa usuários do Terminal Morenão sem luz durante a noite
Agetran informou que já providencia troca do dispositivo
Duas empresas vencem licitação de R$ 1 milhão para manutenção de vias em Naviraí
Resultado foi publicado no Diário Oficial da Assomasul
Eleições em Campo Grande: Eleitor que não votou no 1° turno, pode votar no 2°?
Campo Grande teve 164 mil abstenções no 1º turno
Morre Jessica Jurado, atriz de ‘A Usurpadora’, aos 56 anos
Eterna Patricia Bracho de ‘A Usurpadora’, Jessica Jurado morreu na última quarta-feira (09), mas só agora o óbito foi divulgado; entenda
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.