Pular para o conteúdo
Transparência

TRE-MS cria ‘Balcão Virtual’ para atendimento por videoconferência durante o expediente

Medida segue orientação do CNJ durante a pandemia de coronavírus e prevê de meios de conexão à vestimenta dos atendentes.
Arquivo -
Contas do PTC foram julgadas não prestadas pelo TRE-MS

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) criou um “balcão virtual” para prestar atendimento ao público externo, durante o horário de expediente, por meio de videoconferência. O sistema, que deve funcionar a partir do WhatsApp, é previsto em resolução assinada pelo presidente do tribunal, o desembargador Paschoal Carmello Leandro.

A resolução 725, de 15 de março de 2021, segue previsões do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para instituição da plataforma “Balcão Virtual” durante o expediente. Além disso, considera as medidas para enfrentamento da de e a manutenção, por tempo indeterminado, do regime de no TRE-MS.

A intenção é viabilizar um canal de atendimento aos advogados e outros integrantes do sistema judiciário em relação aos processos em andamento na Justiça Eleitoral.

Conforme a portaria, o Balcão Virtual atenderá apenas matérias do público externo –advogados, partes, membros do Ministério Público, Defensoria Pública e autoridades policiais que atuam nos processos nos cartórios eleitorais e na Secretaria do Tribunal.

O sistema terá como objetivo o atendimento a demandas, não sendo possível o utilizar para protocolar petições –o que deve ser feito pelo PJe (Sistema de Processo Judicial Eletrônico) ou outros canais, em caso de processos físicos. O Balcão Virtual também não se aplicará aos gabinetes de juízes-membros do TRE-MS.

Sem agendamento prévio para o Balcão Virtual

O atendimento no Balcão Virtual não dependerá de agendamento prévio e será similar ao serviço prestado no balcão de atendimento dos cartórios. Processos sob sigilo ou segredo de Justiça exigirão dos advogados e partes a apresentação de documento com foto. O público externo deve observar as condições técnicas para a transmissão audiovisual do atendimento.

Em comarcas do interior nas quais houver deficiência tecnológica que inviabilize o atendimento por videoconferência, poderá ser adotada a “comunicação assíncrona”, como o chat do WhatsApp, e-mail, telefone ou aplicação semelhante com resposta em prazo não superior a 2 dias.

A resolução também estabelece questões visuais a serem atendidas pelo Balcão Virtual: o servidor deverá usar “vestimenta adequada ao atendimento forense” e o ambiente ao fundo do funcionário deverá ser neutro “e compatível com a apresentação da respectiva unidade judiciária, na hipótese de atendimento em trabalho remoto ou teletrabalho”.

A rotina de atendimento também exigirá identificação do servidor e da unidade judiciária à qual está vinculado, “devendo sempre encerrar o atendimento com as saudações de estilo”.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Jovem é atropelada junto da amiga por ex-namorado após terminar relacionamento em MS

mauro cid

STF faz acareação entre Mauro Cid e Braga Netto na ação da tentativa de golpe

Termo de compensação ambiental de fábrica de celulose destina R$ 13,3 milhões a MS

De feminicídio a emboscada, seis morrem no fim de semana em Mato Grosso do Sul

Notícias mais lidas agora

Claudinho Serra escalou ex-chefe de licitação de Reinaldo para corrupção: ‘já é do time’

Executado no Jardim Aeroporto tinha mais de 20 passagens pela polícia em Campo Grande

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Dourados realiza novo mutirão do para beneficiários do CadÚnico nesta segunda-feira

Últimas Notícias

Transparência

Promotoria abre 12 procedimentos sigilosos para apurar violação de direitos em Deodápolis

As apurações seguem sob sigilo.

Cotidiano

‘Gambiarra’ de morador causa vazamento de esgoto e incomoda vizinhos no Los Angeles

Vizinho relata que o incômodo persiste há meses

Transparência

Gratificações suspeitas na educação de Ladário são alvo de investigação

Pagamentos foram feitos em ano eleitoral

Cotidiano

Em MS, quase 13 mil pessoas aguardam criação de assentamentos da Reforma Agrária 

"Há grandes áreas de devedores da União em nossa região, com terra parada, enquanto famílias dormem debaixo de lona", diz líder