TCE-MS quer saber se Coronavac continua eficaz após aplicação da 2ª dose com atraso
Conselheiro pede que Prefeitura de Campo Grande teste pessoas que receberem a 2ª dose do imunizante do Butantan com atraso para verificar se estão protegidas do coronavírus
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O conselheiro Osmar Jeronymo, ouvidor do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), recomendou ao prefeito Marquinhos Trad (PSD) e ao secretário de Saúde do município, José Mauro Pinto de Castro Filho, a realização de testes para verificar a eficácia da vacina Coronavac nas pessoas que estão recebendo a segunda dose fora do prazo recomendado pelo Instituto Butantan.
A orientação ocorre no momento em que todo o país enfrenta atrasos nas entregas de doses da Coronavac para aplicação da segunda dose. Em Campo Grande, por exemplo, a última remessa enviada pelo Ministério da Saúde foi suficiente para aplicar a segunda dose apenas nas pessoas que receberam a primeira em 21 de maio.
O Butantan aguarda a remessa de insumos da China para acelerar a fabricação –a expectativa é de paralisar a produção diante da falta de materiais, em meio a novas tensões diplomáticas causadas por declarações de integrantes do Governo Federal responsabilizando os chineses pelo surgimento do vírus.
Jeronymo é relator das contas de Campo Grande e lembrou que o Butantan especificou a aplicação da Coronavac em 2 doses, com intervalo de 2 a 4 semanas. O prazo não tem sido possível de ser cumprido diante da demora do Ministério da Saúde na entrega das vacinas. Em 6 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde apontou que havia demanda de 134 mil doses da Coronavac para concluir a imunização com atraso da segunda aplicação.
Como milhares de pessoas em Campo Grande serão vacinadas com intervalo superior ao predeterminado, será necessário, após a administração da segunda dose da Coronavac atrasada, realizar testes adequados para verificar a eficácia da vacina, de forma a orientar a conduta a ser seguida pelo município.
Uma alternativa citada pelo conselheiro é a realização de sorologias (exames de sangue) que possam identificar os antígenos das vacinas no sangue dos vacinados.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Agora: Carreta atropela ciclista em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
Ainda não há detalhes da dinâmica do acidente, nem estado de saúde da vítima.
Lula permanece com dreno na cabeça, mas está “lúcido, orientado e conversando”, diz boletim médico
Lula continua em tratamento intensivo no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo
Plano vaza e polícia impede fuga em massa planejada pelo PCC em penitenciária paraguaia
Policiais e agentes militares entraram na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, na fronteira com Foz do Iguaçu, no Paraná, conseguiram impedir uma fuga em massa na manhã desta quarta-feira (11). O plano foi arquitetado por faccionados do PCC (Primeiro Comando da Capital). Com base em investigações, uma inspeção feita com o apoio da Polícia…
VÍDEO: Segundo acidente em menos de uma semana, caminhão derruba postes e árvores na Rachid Neder
Motorista bateu também em carro de autoescola e disse ter perdido freio
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.