Política / Transparência

Saúde de MS homologa abertura de 10 novos leitos de UTI para Covid-19

Vagas foram abertas pela prefeitura de Campo Grande

Adriel Mattos Publicado em 18/06/2021, às 18h15

None
Foto: Karine Matos/Arquivo/PMCG

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) atualizou o mapa hospitalar de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do plano de contingência do novo coronavírus. A resolução foi publicada em edição extra do DOE (Diário Oficial Eletrônico) nesta sexta-feira (18).

Nas UTIs, foram abertas mais dez vagas, chegando a 451 exclusivas para Covid-19. Todas elas estão no Hospital Adventista do Pênfigo. Os leitos foram montados pela prefeitura de Campo Grande para desafogar as unidades de saúde.

O município disponibilizou na semana passada dez respiradores para que os leitos pudessem ser implementados. No total, o hospital passa a contar com 46 vagas.

Ficaram mantidos em 754 o número de leitos clínicos adultos e em 110 as vagas para pediatria. Leitos de UTI pediátricos permanecem sendo cinco, bem como as vagas de suporte ventilatório pulmonar, sendo 20 leitos.

Quanto aos leitos não Covid-19, passaram de 659 para 691 o número de leitos clínicos. Todas as novas vagas também foram abertas na macrorregião de Campo Grande.

São 30 novos leitos no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS) “Rosa Pedrossian”. Por outro lado, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) encerrou duas vagas.

Em leitos de UTI, a disponibilidade total foi ampliada de 88 para 114. Foram abertas dez vagas na Santa Casa de Campo Grande e 16 no Hospital de Câncer Alfredo Abrão. O número de vagas para pediatria se manteve em 26. O mapa completo pode ser consultado no DOE (clique aqui para acessar).

Jornal Midiamax