Pular para o conteúdo
Transparência

Juízes federais de MS e SP falam em risco à democracia e repudiam manifestações por ‘voto impresso’

Magistrados defendem sistema eleitoral atual, atacado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus apoiadores
Arquivo -

A Ajufesp (Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul) emitiu nota de repúdio, hoje (29), contra as manifestações favoráveis ao chamado “voto impresso”. Segunda a entidade, as suspeitas levantadas sobre o sistema eleitoral brasileiro são infundadas e ameaçam a .

“Em 25 anos de eleições com urnas eletrônicas no País não houve sequer uma contestação acerca da validade dos resultados e confiança no sistema”, argumentou a associação, que reúne magistrados do (Tribunal Regional Federal da 3ª Região).

Ainda conforme a nota, as ameaças de não aceitar o resultado das eleições “desestabilizam as instituições e põem em risco a democracia”. Veja na íntegra:

A entidade se refere às recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e de seus apoiadores, bem como do ministro da Defesa, general Braga Netto, que põem em xeque a efetividade e a lisura das urnas eletrônicas.

Segundo publicou o Estadão na semana passada, Netto teria dito a interlocutores que sem voto “auditável” não seriam realizadas eleições em 2022. A declaração foi condenada por grande parte do Congresso Nacional.

Antes disso, presidentes de 11 partidos se uniram para defender o modelo atual. A coalizão freou as discussões sobre o chamado voto impresso na Câmara dos Deputados.

O projeto em debate exige a adoção de um tipo de urna eletrônica que permita a impressão do registro do voto, sob o pretexto de que o modelo atual não permite auditorias ou conferências.

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Luís Roberto Barroso tem dado declarações no sentido de que o atual sistema é seguro, transparente e auditável. O ministro chegou a ser chamado de “idiota” e “imbecil” por Bolsonaro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

VÍDEO: Homem bate em carro e poste durante perseguição policial no Tiradentes

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Últimas Notícias

Cotidiano

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Nesta semana epidemiológica, 65 casos foram registrados, 120 a menos que na semana epidemiológica 27

Cotidiano

De incêndio a vazamentos: seguro residencial cresce na preferência de sul-mato-grossenses

Serviços se tornam alternativa diante de prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como as chuvas fortes

Transparência

Incra autoriza Arquidiocese de Campo Grande a usar área no Assentamento Estrela

Assentamento Estrela abriga a Comunidade Católica São Miguel Arcanjo

Cotidiano

Justiça condena operadora após cliente de MS descobrir linhas em seu nome

Vítima tentou resolver o problema com a operadora, mas nenhuma providência foi tomada