O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) abriu licitação com o objetivo de adquirir materiais para as equipes que atuam no combate a incêndios florestais em Mato Grosso do Sul, no âmbito do Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais). O Pantanal tem sido uma das áreas mais atingidas pelo fogo.

O processo busca materiais de acondicionamento, armazenamento de materiais e EPIs, bem como para transporte com segurança de combustíveis e lubrificantes para atender os brigadistas durante as atividades operacionais. Entre os itens, constam mangueiras de incêndio, compressores de ar e unidades para transporte manual de gasolina, bem como óleo e outros combustíveis.

Conforme já noticiado pelo Midiamax, em comparação com os meses anteriores, os 6 primeiros dias de julho já apresentaram alta de 298%, com 231 focos de incêndio verificados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desse total, 126 ocorreram em Corumbá. A região mais afetada é o Pantanal da Nhecolândia, onde o concentra esforços.

No mês passado, Rede Sustentabilidade, PSOL, PSB e PT ajuizaram ação no STF (Supremo Tribunal Federal) a fim de cobrar dos governos de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e do governo federal a apresentação de planos contra as queimadas no Pantanal. O bioma registrou número recorde de focos de incêndios em 2020.

Os quatro partidos ingressaram com uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental). O pedido inicial requer “medidas concretas e imediatas para impedir que os incêndios que no ano de 2020 assolaram o Pantanal de forma inédita e sem precedentes volte [sic] a se repetir, de forma agravada”.

Licitação

Com sede em Campo Grande, a unidade de MS do Ibama abriu licitação para registro de preços na modalidade pregão eletrônico, do tipo menor preço, para aquisição de itens de apoio ao combate a incêndios florestais. A sessão será realizada no próximo dia 28 de julho, às 10 horas (horário de Brasília). Edital e outras informações estão disponíveis no seguinte link: http://www.comprasnet.gov.br/acesso.asp?url=/edital-193112-5-00010-2021