Filho de vereadora, adolescente vacinado contra Covid-19 em MS teve idade informada para secretaria
Um dos dois adolescentes vacinados contra Covid-19 em Cassilândia é filho de uma vereadora da cidade. A informação foi confirmada pelo responsável da farmácia onde o adolescente trabalhava. O caso dos ‘fura fila’ na cidade já está sendo investigado pelo MPMS (Ministério Público Estadual). Ao Jornal Midiamax, o responsável pela farmácia explicou que apenas um […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Um dos dois adolescentes vacinados contra Covid-19 em Cassilândia é filho de uma vereadora da cidade. A informação foi confirmada pelo responsável da farmácia onde o adolescente trabalhava. O caso dos ‘fura fila’ na cidade já está sendo investigado pelo MPMS (Ministério Público Estadual).
Ao Jornal Midiamax, o responsável pela farmácia explicou que apenas um dos vacinados de forma irregular eram funcionários da empresa. Ele explica que o menino, de 16 anos, já foi demitido após o caso vir à tona e que rendeu até mesmo visita do Conselho Tutelar no local.
“Até recebemos o Conselho Tutelar, porque não pode trabalhar em farmácia com menos de 18 anos, então agora ele já foi dispensado”, disse. Então, ele lembrou que o estabelecimento contava com uma equipe de 18 pessoas, mas agora passaram a ser 17.
Ele explicou que a vacinação aconteceu e que realmente o garoto é filho de uma vereadora da cidade, conforme já denunciavam moradores da cidade. Mas justifica que o adolescente de 16 anos foi admitido muito antes da vacinação ser iniciada no público de farmacêuticos.
O adolescente teria sido admitido em dezembro de 2020 na farmácia. “Ele entrou na farmácia quando ele estava de férias, bem antes ele já tinha me procurado e dito que queria cursar Farmácia. Pedia desde os 13 anos, mas falei que quando ele tivesse 16 anos poderia me ajudar aqui”, disse o responsável, que também é tio do garoto.
Então, ele destacou que “em dezembro, não falavam nada sobre funcionários de farmácia sendo vacinados”. O responsável explicou que a vacinação ocorreu quando a Secretaria de Saúde do Município solicitou que todas as farmácias fizessem uma lista do quadro de funcionários, para vacinação de acordo com a disponibilidade de doses.
Secretaria sabia da idade
No final de fevereiro foi enviada pela farmácia a relação de nomes da farmácia. “A Secretaria de Saúde pediu uma lista com nomes de todos os funcionários com os dados, com data de nascimento, documentos e nome completo”.
Com isso, ele disse que o adolescente foi chamado normalmente para vacinação. O próprio responsável pelo estabelecimento admitiu que o maior problema é a relação familiar do rapaz. “É que ele é filho dela [vereadora da cidade]”. Porém, destaca que não sabiam que menores de 18 anos não podem trabalhar em farmácias e nem serem vacinados contra Covid-19.
Questionado pelo Jornal Midiamax, sobre a falta de recomendações e estudos da vacina contra Covid-19 em adolescente, o responsável pela farmácia disse que “não sabia”. Mas destacou que “a Secretaria de Saúde Municipal também não tinha ciência disto. Porque foram enviados os documentos e data de nascimento dele e dos outros colaboradores”.
Por fim, o outro adolescente ainda não foi identificado. O caso segue em investigação do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul).
Contra indicação
A vacina contra covid aplicada no Brasil são contraindicadas a menores de idades e gestantes, pois não foram testadas nesses grupos.
Então, as vacinas foram testadas em adultos, não em crianças, o que é uma prática para toda vacina nova. A eficácia é feita separadamente em grupos etários, pois a resposta imunológica não é a mesma.
O Jornal Midiamax não irá identificar o nome da vereadora, da farmácia ou qualquer informação que possa identificar o adolescente. A medida é tomada como preconiza o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Conmebol define final da Libertadores no estádio do River Plate
A sede foi escolhida em 12 de fevereiro pelo Conselho da Conmebol
VÍDEO: Cocaína avaliada em R$ 31 milhões é apreendida em depósito de drogas
Agentes apreenderam 250 kg de cocaína e 250 kg de pasta base de cocaína em MS
Homem de 34 anos é encontrado morto dentro de casa em Corumbá
Corpo foi encontrado na manhã desta sexta
Evento de comediante causa congestionamento na 14 de Julho
Congestionamento no final da Rua 14 de Julho, região central de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.