Em reunião realizada nesta quarta-feira (28), com servidores municipais, a Prefeitura de deu início às etapas de planejamento e elaboração do PPA (Plano Plurianual) para o período de 2022 a 2025. A ação é coordenada pela (Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica) e tem previsão de ser concluída até o mês de outubro deste ano.

Nessa fase de elaboração do PPA, foram definidas a base estratégica e os macro-objetivos que serão utilizados como direcionamento para a elaboração dos programas e ações pelas unidades orçamentárias, que seguem as diretrizes e metas estabelecidas no Plano de Governo Municipal para 2021-2024.

“A ação coordenada de integrar e orientar as áreas técnicas responsáveis pelo apoio na elaboração do PPA acerca dos macro-objetivos estratégicos demonstra que o Município tem uma gestão transparente que visa garantir maior efetividade no seu planejamento”, explicou o servidor do Ministério da Economia que atua na área de orçamento público, Alex Fraga.

O PPA é um instrumento para o planejamento estratégico do município, isto é, para organização dos recursos e energias do governo e da sociedade em direção a uma visão de futuro, a um cenário de médio prazo. O Plano estabelece as medidas, gastos e objetivos a serem seguidos pela administração ao longo quatro anos, tendo previsão legal no artigo 165 da Constituição Federal.

“Promover o envolvimento das áreas técnicas dos órgãos da administração municipal e relatar as boas práticas desenvolvidas no Ministério da Economia no processo de planejamento é salutar para aperfeiçoamento e elaboração adequada do Plano Plurianual”, destacou o Secretário de Governo, Henrique Sartori.