Dois anos se passaram desde a denúncia do MPMS

Citação de diretor-presidente no processo demorou um ano e dois meses

Então, a Justiça começou uma saga de um ano e dois meses para conseguir intimar Carneiro Júnior do processo. Ele só foi encontrado e citado em setembro de 2020. O MPMS falou em “procrastinação” do diretor-presidente.

Os alvos da ação civil pública apresentaram defesa nos autos do processo, que aguardam por uma decisão de David Gomes Filho desde 30 de novembro de 2020. O despacho saneador que chama as partes para as alegações finais foi expedido seis meses depois.

Ainda antes de ajuizar a ação, o MPMS chegou a recomendar a anulação das nomeações de Carneiro Júnior e Silva. O governador Reinaldo Azambuja ignorou a medida.

Conselho reconduziu diretores para mandatos até 2023

O Conselho de Administração da Sanesul (Empresa de Saneamento de ) reconduziu os diretores para um segundo mandato, em reunião realizada em 27 de janeiro deste ano. No mesmo encontro, Carneiro Júnior e Paulo da Silva assinaram os termos de posse para os novos mandatos, que terminam em 29 de janeiro de 2023.

O estatuto social da empresa pública permite até três reconduções consecutivas aos cargos diretivos. Ou seja, os dois podem seguir no comando da Sanesul até 2025 caso o Conselho de Administração aprove mais um mandato.

O colegiado aproveitou a mesma reunião que reelegeu os diretores para aumentar os salários de seus próprios integrantes, bem como dos membros dos conselhos Fiscal e de Estatutário, em 17,75%.