TCE determina suspensão e instituto perde mais um contrato no interior de MS
Decisão manda prefeitura de Rio Brilhante cessar pagamentos ao Ibrama, envolvido em irregularidades também em Mundo Novo e outros estados.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em decisão liminar, o TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) mandou a prefeitura de Rio Brilhante suspender contrato e pagamentos ao Ibrama (Instituto Brasileiro de Apoio à Modernização Administrativa).
O instituto foi contratado em 2016 pelo então prefeito Sidney Foroni, sem licitação, para revisar e reduzir a dívida previdenciária do município. Mas a divisão de fiscalização do TCE-MS encontrou irregularidades na contratação; nos preços praticados pela entidade, “estimado em valores aleatórios”; e nos pagamentos em honorários advocatícios feitos antes da efetiva solução do débito.
Entre setembro de 2016 e dezembro de 2019, a prefeitura de Rio Brilhante pagou R$ 989,4 mil ao Ibrama. Em decisão, o conselheiro e relator do processo, Flávio Kayatt, destacou a irregularidade na liquidação das despesas com o instituto.
O atual prefeito de Rio Brilhante, Donato Lopes da Silva (PSDB), deve suspender qualquer ato administrativo ou pagamento pelos serviços do contrato com o Ibrama, mesmo que o processo ainda não tenha transitado em julgado no TCE-MS. Além disso, a prefeitura tem cinco dias para enviar cópias de documentos relativos aos pagamentos.
A decisão é do dia 16 de novembro, mas só foi publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial do TCE-MS.
No início do mês, a administração de Mundo Novo foi alvo de sanção idêntica, também sobre contrato com o Ibrama. Aquela decisão relatou que o instituto responde a diversos processos em outros Tribunais de Contas do País, como em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.
O Ibrama recebeu R$ 659,6 mil da prefeitura de Mundo Novo até março deste ano.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.