Dois processos disciplinares de estão na pauta da sessão do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), para serem analisados na terça-feira (24). A reunião está marcada para 14 horas e será feita por videoconferência.

A relação contempla 14 processos disciplinares de vários Estados e os dois de Mato Grosso do Sul são referentes a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, movidos pelo CNJ.

Ainda de acordo com a lista, os relatores dos dois casos, cujos conteúdos não foram especificados, são os conselheiros Maria Tereza Uille Gomes e Henrique Ávila. A publicação aponta que, no final da sessão de amanhã, se ainda houver processos a serem julgados, caberá à presidência designar nova data e horário.

A desembargadora foi afastada do (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), pelo CNJ. Ela é suspeita de ter usado influência e recursos públicos ‘para beneficiar seu filho’, Breno Solon Borges, preso em abril de 2018. Depois da aprovação do CNJ, a Corregedoria pediu o afastamento de Tânia do cargo de desembargadora e da presidência do TRE-MS, de forma cautelar, durante a condução do processo disciplinar, na ocasião.