MP fala em procrastinação e volta a pedir suspensão da posse de diretores da Sanesul
O MPMS (Ministério Público Estadual) reiterou pedido de concessão de liminar para suspender nomeação e posse de Walter Benedito Carneiro Júnior e Helianey Paulo da Silva, respectivamente diretor-presidente e diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul). A Justiça tenta, há um ano, citar o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público Estadual) reiterou pedido de concessão de liminar para suspender nomeação e posse de Walter Benedito Carneiro Júnior e Helianey Paulo da Silva, respectivamente diretor-presidente e diretor de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul (Empresa de Saneamento do Estado de Mato Grosso do Sul). A Justiça tenta, há um ano, citar o primeiro para que tome ciência da ação.
O primeiro pedido de concessão de medida liminar foi negado pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos da Capital, David de Oliveira Gomes Filho, em julho do ano passado.
Em manifestação este mês, o promotor de Justiça Adriano Lobo Viana de Resende sustenta que a Sanesul e Helianey já foram citados e não se manifestaram. Portanto, para o MPMS, Walter Carneiro Júnior está ciente dos fatos, uma vez que dirige a empresa. “[…] portanto, nítido o caráter PROCRASTINATÓRIO”, escreve o promotor na peça.
“Há, por mais, reiteradas fatos narrados [sic] ao Ministério Público que demonstram o intuito protelatório”, reforça Viana de Resende.
O promotor anexou ao processo capturas de tela contendo reportagens publicadas pelo Jornal Midiamax. A primeira delas narra a tentativa de citação do diretor-presidente da Sanesul há mais de um ano. A segunda conta que Carneiro Júnior está ativo nas articulações para a campanha de José Carlos Barbosa, o Barbosinha, à prefeitura de Dourados.
O MPMS ofereceu endereços em Dourados e na própria Sanesul, em Campo Grande, para que o diretor-presidente da empresa pública seja citado. Nenhuma das tentativas dos oficiais de Justiça teve sucesso. Em diversas ocasiões, o Jornal Midiamax apurou que Walter Carneiro Júnior se encontrava no ambiente de trabalho, como também demonstraram publicações oficiais da empresa Sanesul.
Nomeações contestadas
A ação civil pública impetrada pelo MPMS pede a suspensão dos atos de indicação e posse do diretor-presidente e do diretor de Engenharia. A sustentação é de que suas nomeações contrariaram a Lei 13.303/2016, a Lei das Estatais, e o próprio Estatuto da Sanesul, pois os dois ocupavam cargos em comissão no governo do Estado quando foram indicados para a empresa pública.
Servidores também denunciaram a dupla por, segundo eles, manter um “cabide de empregos” na Sanesul. Só em 2019, o total de nomeações políticas teria saltado de 30% para 40%.
A Lei das Estatais ainda veta a indicação de pessoa que atuou, nos últimos 36 meses, como participante de estrutura decisória de partido político. Walter Carneiro Júnior foi presidente e vice-presidente do PSB neste período.
Segundo portal da Transparência da Sanesul, o diretor-presidente recebe salário fixo de R$ 24,3 mil. Por outro lado, a remuneração mensal do diretor de Engenharia e Meio Ambiente é de R$ 22,4 mil.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Identificado motorista morto em batida com carreta na BR-262 em MS
Caminhoneiro disse que motorista teria invadido pista contrária quando ocorreu o acidente
MPMS libera empresário de tornozeleira, mas não responde pedido de Claudinho Serra
Prazo para vereador réu por corrupção livrar-se de monitoramento eletrônico termina nesta semana
Homem morre na Santa Casa dois meses após ser espancado a pedradas em MS
Sergio foi socorrido em estado grave para a Capital na madrugada de 11 de agosto após as agressões em Sidrolândia
VÍDEO: Anitta se apavora ao encontrar animal improvável no fundo da piscina de sua casa
Cantora Anitta teve reação de desespero, principalmente por não saber de qual espécie se tratava
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.