Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional na Fronteira por mais 180 dias
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (10) portaria que dispõe sobre a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas fronteiras por mais 180 dias, em apoio à PF (Polícia Federal). Conforme a publicação, a Força Nacional apoiará a PF nas atividades de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no DOU (Diário Oficial da União) desta terça-feira (10) portaria que dispõe sobre a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública nas fronteiras por mais 180 dias, em apoio à PF (Polícia Federal).
Conforme a publicação, a Força Nacional apoiará a PF nas atividades de prevenção e repressão aos delitos nas fronteiras nacionais, em caráter episódico e planejado, por 180 dias, a contar de 10 de novembro de 2020, até 8 de maio de 2021. A operação terá o apoio logístico do órgão demandante, que deverá dispor da infraestrutura necessária à Força Nacional de Segurança Pública.
A portaria também determina que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado, se necessário.
“Por fim, caso a renovação não seja solicitada pelo órgão apoiado, tempestivamente, o efetivo será retirado imediatamente após o vencimento desta Portaria”, conclui a portaria, que entrou em vigor na data da publicação, assinada pelo ministro André Luiz de Almeida Mendonça.
A última prorrogação da permanência das tropas havia ocorrido em julho deste ano. No caso do trecho fronteiriço em Mato Grosso do Sul, as tropas atuavam no âmbito do Programa Vigia, criado com o objetivo de blindar o país da entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados. Entre maio de 2019 e junho de 2020, o Vigia já resultou na apreensão de mais de 353 toneladas de drogas e apreendeu mais de 6 milhões de maços de cigarros, de acordo com a Agência Brasil. Com isso, o MJ estima ter causado prejuízo de mais de R$ 1 bilhão aos criminosos.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.