Governo prorroga por 30 dias proibição de entrada de estrangeiros pela fronteira terrestre ou aquaviária
O Governo Federal prorrogou por 30 dias a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário. A medida, que foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), estabelece condições que impactam o fluxo de estrangeiros em todo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Governo Federal prorrogou por 30 dias a restrição excepcional e temporária de entrada no País de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, por outros meios terrestres ou por transporte aquaviário. A medida, que foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União), estabelece condições que impactam o fluxo de estrangeiros em todo o território de fronteira em Mato Grosso do Sul.
Conforme a publicação, a restrição de entrada é decorrente de recomendação técnica e fundamentada da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) por motivos sanitários relacionados com os riscos de contaminação e disseminação do coronavírus.
Todavia, há exceções. A portaria não se aplica a brasileiros, imigrantes com residência definitiva o Brasil, estrangeiros a trabalho e aqueles que tenham vínculo familiar com brasileiros (cônjuge, companheiro, filho, pai, etc.), dentre outros. A portaria também permite transporte de cargas feita por estrangeiros na linha da fronteira. Vale lembrar que tripulação em via aérea ou marítima, para função específica de bordo, é permitida, desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
Além disso, a portaria não impede execução de ações humanitárias transfronteiriças previamente autorizadas pelas autoridades sanitárias locais, assim como o tráfego de residentes fronteiriços em cidades-gêmeas, mediante a apresentação de documento de residente fronteiriço ou de outro documento comprobatório, desde que seja garantida a reciprocidade no tratamento ao brasileiro pelo país vizinho. A exceção é a Venezuela.
Excepcionalmente, a publicação também estabelece ao estrangeiro que estiver em país de fronteira terrestre e precisar atravessá-la para embarcar em voo de retorno a seu país de residência que poderá ingressar no país, desde que com autorização da Polícia Federal.
No caso da fronteira com o Paraguai, que atinge boa parte de Mato Grosso do Sul, as restrições não impedem a entrada de estrangeiros no País por via terrestre, desde que obedecidos os requisitos migratórios adequados à sua condição, inclusive o de portar visto de entrada, quando este for exigido pelo ordenamento jurídico brasileiro.
A medida é assinada pelos ministros Braga Netto (Casa Civil), André Mendonça (Justiça), Eduardo Pazuello (Saúde) e Tarcísio Gomes (Infraestrutura). Clique AQUI para conferir a portaria na íntegra.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.