Pular para o conteúdo
Transparência

Governo de MS reúne oficiais e estuda mudar escala para evitar ‘bico’ na PM, dizem praças

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul estaria estudando junto com oficiais da PMMS (Polícia Militar) alterar a escala de trabalho dos ‘praças’, que são os soldados, cabos e sargentos da corporação, a fim de evitar o ‘bico’, serviço realizado no horário de folga e que serve para complementar a renda. De acordo […]
Arquivo -
Foto: PMMS/Divulgação
Foto: PMMS/Divulgação

O Governo do Estado de estaria estudando junto com oficiais da PMMS () alterar a escala de trabalho dos ‘praças’, que são os soldados, cabos e sargentos da corporação, a fim de evitar o ‘bico’, serviço realizado no horário de e que serve para complementar a renda. De acordo com soldados e cabos, uma reunião que estaria marcada para o próximo dia 5 de novembro com os tenentes-coronéis definirá o assunto.

No entanto, nesta semana, oficiais já discutiram a possibilidade no Quartel do Comando Geral, o que revoltou a corporação. Atualmente, os policiais fazem escala de 24 horas trabalhadas por 72 horas de folga, permitindo a realização de trabalhos nesse período de folga.

A corporação estaria discutindo o retorno de das outras duas modalidades: 12 horas trabalhadas por 24 horas de folga e 12 horas trabalhadas por 48 horas de folga, diminuindo o tempo de descanso, que abriria brecha para o policial complementar a renda.

Chicote no mais fraco

Diversos policiais entraram em contato com o Jornal Midiamax reclamando da alteração. “Nós estamos sem reposição inflacionária há sete anos. Nosso poder de compra caiu mais de 40%. Na folga a gente não pode fazer calçada, um serviço de eletricista? Vamos alimentar a família como?”, reclama um deles.

O policial reclamou que nenhum oficial quis ‘comprar briga com o governo do Estado’ para defender o bico dos policiais. “Nenhum comandante fala isso para defender a tropa. O chicote é sempre no mais fraco”.

Outro policial disse que a reclamação da administração pública também envolve a quantidade de viaturas paradas em dia de pouco movimento na cidade. “Quando tiver movimento deixa três viaturas rodando e uma parada. Mas é só fazer uma escala de viatura. Só que a intenção é mudar a escala para a acabar com o bico dos praças”, disse.

Os policiais se revoltaram com a postura dos oficiais que, na ativa, chegam a receber mais de R$ 30 mil, podendo ser ainda maior com a aposentadoria. “Quem trabalha menos ganha mais e vice-versa. Sempre foi assim. Mas em cargo de comando, a gente tem que defender o interesse da tropa”, relata outro policial. O salário médio de um soldado é de R$ 3,8 mil, segundo o Portal da Transparência do Governo do Estado. Ou seja, quase dez vezes menos o de um oficial superior.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de comunicação da PMMS, que negou as informações dos praças após a publicação da matéria.  “O assunto não foi discutido na reunião e não está pautado para o encontro do dia 5”, disse o responsável pela comunicação da corporação, coronel Cleder Pereira.

(Matéria editada às 12h25 para acréscimo de informações). 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Homem morre após camionete capotar na MS-040

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro

Polícia

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Agressor ameaçou matar a família da vítima, militares e até familiares dos policiais

Mundo

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Vítima usava corrente de 9 kg no pescoço e quem fazia o exame era esposa dele